Tratamento de cirurgias obstrutivas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8391 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Medicina, Ribeirão Preto, 30: 220-233, abr./jun. 1997

Simpósio: ICTERÍCIA OBSTRUTIVA Capítulo VII

TRATAMENTO CIRÚRGICO DA ICTERÍCIA OBSTRUTIVA
SURGICAL TREATMENT OF OBSTRUCTIVE JAUNDICE

Julio C.U. Coelho & Alexandre T. Freitas
Professor Titular e Coordenador da Disciplina de Cirurgia do Aparelho Digestivo1; Mestrando do Curso de Pós-Graduação em Clínica Cirúrgica2 da UniversidadeFederal do Paraná. CORRESPONDÊNCIA: Dr. Júlio C. U. Coelho – Rua Bento Viana, 1140, ap 1501 – CEP: 80240-110 – Curitiba, Paraná – Fone-fax: (041) 322-3789 e (041) 322-0214.

COELHO JCU & FREITAS AT. 220-233, abr./jun. 1997.

Tratamento cirúrgico das icterícias obstrutivas. Medicina, Ribeirão Preto, 30:

RESUMO: Os pacientes com icterícia obstrutiva devem ser avaliados e preparados adequadamente,antes da realização de procedimentos invasivos para reduzir as complicações, principalmente as infecciosas, distúrbios de coagulação sanguínea e insuficiência renal. As causas de icterícia obstrutiva são inúmeras, sendo a principal a litíase da via biliar principal. Cerca de 6-10% dos pacientes com litíase da vesícula biliar também apresentam cálculo na via biliar principal. Outras causas comunsde icterícia obstrutiva incluem obstrução maligna e estenoses benignas da via biliar principal. Hemobilia, doença de Caroli, cisto de cóledoco, divertículos duodenais e verminose das vias biliares são causas infreqüentes. O tratamento cirúrgico de todas estas condições é discutido. UNITERMOS:

Colestasia. Cirurgia. Cálculos do Ducto Biliar Comum. Colangite. Trato Biliar.

1. INTRODUÇÃO Aobstrução da árvore biliar com incapacidade de excretar bile para o intestino causa acúmulo, na corrente sanguínea, de substâncias normalmente excretadas no intestino. Muitas delas, incluindo sais biliares, têm efeitos tóxicos. Ainda, a falta de bile, no trato intestinal, causa má absorção de gordura e vitaminas lipossolúveis. A bile estagnada pode ser colonizada por bactérias, predispondo os pacientes acomplicações infecciosas locais e sistêmicas. Episódios crônicos ou recorrentes de obstrução levam a uma resposta inflamatória que evolui, tardiamente, até uma fibrose na tríade portal hepática. Os pacientes podem apresentar dano hepático, cirrose biliar e insuficiência hepática. Na icterícia obstrutiva, os pacientes têm um risco particular de desenvolverem hipotensão e insuficiência renal aguda.Estas complicações têm alta morbidade e contribuem com a alta mortalidade, observada após a cirurgia para desobstrução. A manipulação do tracto biliar pode causar refluxo de toxinas e bactérias para a circulação sistêmica ou provocar episódios de 220

colangite. Os procedimentos sobre a via biliar, se não realizados adequadamente, também podem levar a estenose biliar iatrogênica. 2. CAUSAS DEICTERÍCIA OBSTRUTIVA Nos Estados Unidos, a principal causa de icterícia obstrutiva é a litíase da via biliar principal (coledocolitíase). Entretanto as estenoses iatrogênicas do ducto biliar, obstrução maligna por colangiocarcinoma, tumores pancreáticos e periampulares e estenoses benignas do ducto biliar distal, por pancreatite crônica também são comuns. Outras causas menos comuns de obstruçãoincluem cisto de colédoco, cateteres biliares, coágulos devidos à hemobilia, estenoses devidas à doença de Caroli e compressões extrínsecas (Síndrome de Mirizzi)1. No Oriente, são freqüentes parasitas como o Clonorchis sinensis e o Ascaris lumbricoides, que causam obstrução do ducto biliar comum, com posterior fibrose e estenose. Os parasitas se aderem à parede do ducto para se nutrirem1,2. Asprincipais causas de icterícia obstrutiva estão na Tabela I.

Tratamento cirúrgico da icterícia obstrutiva

Tabela I - Causas de icterícia obstrutiva Coledocolitíase Estenoses benignas Neoplasia da vesícula biliar Neoplasia das vias biliares Neoplasia de pâncreas Neoplasia da ampola de Vater Síndrome de Mirizzi Cistos de colédoco Cateteres Pancreatite Doença de Caroli Colangite piogênica...
tracking img