Tratamento de areia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1332 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS-UFAM
FACULDADE DE TECNOLOGIA-FT
ENGENHARIA DE MATERIAIS-FT08


























AREIA
TRATAMENTO DE AREIA






























MANAUS-2012
ANE MICHEELE COELHO
DORIVAL PINTO
FABRICIO SAGGIORO
RENAN COELHOAREIA
TRATAMENTO DE AREIA






































MANAUS-2012
Sumário


• Pag.4........................................................Introdução
• Pag.5........................................................Divisão Granulométrica
•Pag.5........................................................Composição
• Pag.6........................................................Formas de Extração
• Pag.6........................................................Usos
• Pag.7........................................................
INTRODUÇÃO
Areia é um material de origem mineral finamente dividido em grânulos, composta basicamente de dióxido de silício, com 0,063a 2 mm.
Forma-se à superfície da Terra pela fragmentação das rochas por erosão, por ação do vento ou da água. Através de processos de sedimentação pode ser transformada em arenito. É utilizada nas obras de engenharia civil, em aterros, execução de argamassas, concretos e também na fabricação de vidros. O tamanho de seus grãos tem importância nas características dos materiais que autilizam como componente. Constituída por fragmentos de mineral ou de rocha. Nem todo resíduo miúdo vindo de rochas é chamado de “areia”. Recebe este nome apenas o produto de desagregação das rochas que passa pela peneira com abertura de malha com no máximo 4,8 mm.
Na natureza, a areia pode ser encontrada na forma de areia dos rios -- que são as melhores -- ou em minas, quando passa a ser chamada de“areia de cava” ou “de barranco”. Estas são as mais baratas, mas podem conter impurezas necessitando de lavagem para que possam ser usadas em obras de maior responsabilidade.

































Divisão granulométrica

O tamanho de areia, segundo a NBR 7211/83, divide-se, granulometricamente, em:
• Areia muito fina (entre 0,15mm e0,6mm);
• Areia fina (entre 0,6mm e 1,2mm);
• Areia média (entre 1,2mm e 2,4mm);
• Areia grossa (entre 2,4mm e 4,8mm).

Composição

O constituinte mais comum da areia em ambientes continental interiores e em ambientes costeiros não tropicais é a sílica (dióxido de silício, ou SiO2), usualmente na forma de quartzo, o qual, devido a sua inércia química e elevada dureza(7,0 na escala de Mohs), é o mais comum dos minerais resistentes ao intemperismo. A composição da areia é altamente variável, dependendo da rocha-fonte e das condições locais. As brilhantes areias brancas encontradas em zonas costeiras tropicais e subtropicais são calcários erodidos e podem conter corais e fragmentos de concha, além de outros materiais orgânicos, sugerindo que a formação da areiadepende também de organismos vivos. As dunas de areia formadas de gipsita no Monumento Nacional das Areias Brancas, no Novo México (EUA), são famosas por sua cor branca, brilhante. O arcósio é uma areia ou arenito com considerável teor de feldspato, derivado do intemperismo e erosão sobre um afloramento de rocha granítica, usualmente situada à pequena distância. Algumas areias contêm magnetita,clorita, glauconita ou gipsita. Areias ricas em magnetita são escuras ou negras, como as areias derivadas de basaltos e obsidiana. Areias contendo clorita-glauconita têm cor tipicamente verde, como as areias derivadas de basaltos com alto teor de olivina (ex. Praia de Papakolea, na ilha Grande, Havaí). Muitas areias, especialmente aquelas encontradas em grandes extensões da Europa meridional,...
tracking img