Tratamento de aguas industriais na ucla

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (639 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CICLAGEM E TRATAMENTO DAS ÁGUAS INDUSTRIAIS NA UCLA

De acordo com a Tractebel na Avaliação Ambiental E1208, 2002, utilizada em seu Relatório Ambiental Simplificado, o alto nível de emissão dematerial particulado, durante o processo de combustão, é um problema característico da combustão ineficiente e da não existência de sistemas de controle de emissão de poluentes atmosféricos, o que éatualmente praticado na maioria das indústrias da região.

Os materiais particulados podem ser definidos como partículas de material, sólido ou liquido que ficam suspensos no ar na forma depoeira, neblina, aerossol, fumaça, fuligem, etc. As principais fontes destas substâncias são termelétricas, siderúrgicas, queimadas, veículos movidos a Diesel, fábricas de cimento e alguns ramos daindústria química. Os efeitos resultantes do aumento da concentração destes poluentes incluem problemas respiratórios como asma e bronquite. Alem disso, tais poluentes podem causar danos a vegetação, reduçãoda visibilidade e contaminação do solo (CETESB).

Por contar com um sistema de lavador de gases, responsável pelo tratamento dos efluentes atmosféricos, especialmente de material particulado, aUnidade de Co-geração Lages (UCLA) apresenta baixos índices de emissão de material particulado, garantindo o atendimento dos padrões de qualidade do ar (Res. CO NAMA 03/90) (conforme dados da simulaçãomatemática realizada para estudos dos impactos ambientais no Relatório Ambiental Simplificado - RAS2). Esses índices são monitorados a partir da analise de amostragens anuais realizadas pela LagesBioenergética, com relatórios sendo encaminhados a FATMA.

Ao sair da turbina, o vapor com pressão de 65/rpm, entra no condensador, transformando-se em água quente, o condensador possui um circuitoconstituído de duas bombas centrífugas que conduzem a água da bacia da torre de resfriamento para condensação desse vapor; a água utilizada para condensar o vapor é devolvida ao topo da torre para...
tracking img