Tratamento de agua

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4107 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tratamento de água

É uma seqüência de operações que conjuntamente consistem em melhorar suas características organolépticas, físicas, químicas e bacteriológicas, a fim de que se torne adequada ao consumo humano.
Normalmente as águas de superfície são as que mais necessitam de tratamento, porque se apresentam com qualidades físicas e bacteriológicas impróprias, em virtude de sua exposiçãocontínua a uma gama muito maior de processos de poluição. Apenas na captação superficial de águas de nascentes, a simples proteção das cabeceiras e o emprego de um processo de desinfecção, podem garantir uma água de boa qualidade do ponto de vista de potabilidade.
As águas de grandes rios, embora não satisfaça pelo seu aspecto físico ou por suas características organolépticas, podem serrelativamente satisfatórias, sob os pontos de vista químico e bacteriológico, quando a captação localiza-se em pontos menos sujeitos à contaminação.
O tratamento da água destinada ao consumo humano tem a finalidade básica de torná-la segura do ponto de vista de potabilidade, ou seja, tratamento da água tem a finalidade de eliminar as impurezas prejudiciais e nocivas à saúde. Quanto mais poluído omanancial, mais complexo será o processo de tratamento e, portanto, mais cara será a água.
Assim o processo de tratamento para abastecimento público de água potável tem as seguintes finalidades básicas:
- HIGIÊNICAS - eliminação ou redução de bactérias, substâncias venenosas, teor excessivo de matéria orgânica, algas, protozoários e outros microrganismos;
- ESTÉTICO - remoção ou redução de cor,turbidez, dureza, odor e sabor;
- ECONÔMICO - remoção ou redução de dureza, cor, turbidez, odor, sabor, ferro manganês, etc.

Processos de tratamento físico-químicos e de desinfecção
O procedimento convencional começa pelos ensaios de turbidez, cor e pH.
A TURBIDEZ ou turvação da água é ocasionada pela presença de argilas, matéria orgânica e microrganismos, mono e policelulares.
A COR sedeve à presença de tanino, oriundo dos vegetais e, em geral, varia de incolor até o castanho intenso.
A chegada da água bruta na Estação de Tratamento de Água (ETA). O primeiro produto químico colocado na água é o coagulante, assim chamado em virtude de sua função. Aqui se emprega o sulfato de alumínio líquido. Sua função é justamente agregar as partículas coloidais, aquele material que estádissolvido na água, ou seja, a sujeira, iniciando um processo chamado de coagulação-floculação.
Em seguida, na floculação, as partículas coloidais que não são capazes de se sedimentar espontaneamente, são agregados em conjuntos maiores, chamados flocos. Essa agregação, que diminui a cor e a turbidez da água, é provocada pela atração de hidróxidos, provenientes dos sulfatos de alumínio e ferro II, poríons cloreto e sulfatos existentes na água.
O floculante é o sulfato de alumínio, de aplicação restrita à faixa de pH situada entre 5,5 e 8,0. Quando o pH da água não se encontra nessa faixa, costuma-se adicionar cal, a fim de elevar o pH, permitindo a formação dos flóculos de hidróxido de alumínio. A ocorrência desse fato, só é registrada às vezes, na Estação de Tratamento de Água de Mariricu.Removidas a cor e a turbidez, pelas operações de floculação, decantação e filtração, faz-se uma cloração. Nessa operação, o cloro tem função bactericida e clarificante, a forma utilizada em São Mateus é a liquida proveniente das máquinas geradoras de cloro. Ocorre o processo de eletrólise:
- É preparada uma salmoura, utilizando sal de cozinha (NaCL) e água (H²O), a uma concentração de 3%.
Afonte de corrente é acionada aplicando corrente elétrica na solução.
As moléculas de água e as de cloreto de sódio são quebradas e o hidrogênio (H) é liberado na forma de gaz. As moléculas de sódio (Na) se combinam com o Hidrogênio (H) e com o oxigênio (O), formando soda cáustica (NaOH), que reage com o gás cloro, formando uma solução de hipoclorito de sódio a uma concentração média de cloro...
tracking img