Tratamento de agua

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2310 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tratamento e sistemas de tratamento de água industrial
1. INTRODUÇAO A AGUAS E SUAS IMPUREZAS
À medida que a água percorre seu ciclo, absorve impurezas que refletem a composição da atmosfera ou crosta terrestre.
Antes de atingir o solo à água da chuva pode absorver gases e absorver matéria solúvel e insolúvel contida na atmosfera: saturada de oxigênio e dióxido de carbono e óxidos de enxofre.A água pluvial pode ainda conter matéria orgânica, originada da contaminação industrial da atmosfera ou desprendida pela vegetação.

Composição de Varia águas (águas superficiais e águas subterrâneas)

PROBLEMAS DE ÁGUAS INDUSTRIAIS
Problemas operacionais decorrentes pela formação de depostos, corrosão de metais, espuma em sistemas geradores de vapor e lodo microbiológico e deterioração demadeira em sistemas de refrigeração de água.

Problemas gerais Causados por impurezas na água

Legenda
A – sistemas aberto de refrigeração
B – Sistemas fechado refrigeração
C – Sistemas de refrigeração abertos de recirculação
D – Sistemas de ar condicionado
E – Sistemas geradores de vapor de baixa pressão
F – sistemas geradores de vapor de alta pressão
G – Água de processo
H – Águapotável

2. PROCESSOS EXTERNO DE TRATAMENTO DE ÁGUA

Clarificação:
Processo aplicado em águas superficiais para remoção de sólidos em suspensão, sólidos finos que se apresentam como turbidez e cor e outros materiais coloidais. Engloba a coagulação (adição de um produto químico que faz com que as cargas coloidais precipitem (flocos) como partículas (pint point) para remoção subseqüente –decantação, floculação e sedimentação em forma de lodo).

Figura 2.0: Processo de clarificação da água

Abrandamento a Cal:
A temperatura ambiente é considerada uma etapa além da clarificação, por produz benefícios adicionais de uma redução nos sólidos dissolvidos totais. Na figura a seguir é apresentados um sistema de abrandamento a cal e um equipamentopara utilizado neste processo. A figura 2.1 ilustra um sistema de abrandamento da água a cal.
A adição de cal reduz a quantidade de bicarbonato de cálcio, pela precipitação de carbonato de cálcio ocorrendo também a clarificação.
A adição de calcário também pode reduzir a alcalinidade magnesiana, pela formação de hidróxido de magnésio e carbonato de cálcio.Figura 2.1: Sistemas de abrandamento a cal

Abrandamento com Cal a Quente:

O abrandamento a temperaturas elevadas (100 C) é um processo reservado exclusivamente para água de reposição de geradores de vapor. A água tratada sai a uma temperatura elevada e sob pressão. Diminuindo a viscosidade, causada pela temperatura da água, aumentando consideravelmente a vazão. Ale’m disso, ocálcio e o magnésio precipitados possuem solubilidade. Não é necessariamente usar coagulante. O dióxido de carbono é expulso para a atmosfera e não consome cal. Pode-se alcançar redução significativa da sílica.
O aquecimento de unidades de processo a quente é feito por contato com vapor direto. O vapor condensado (10 a 20%) dilui a água bruta. O processo de abrandamento com cal a quente da águaesta representado na figura 2.2.

Figura 2.2: Abrandador de cal a quente

Filtração:
No contexto do tratamento da água um filtro é um leito de material granular que remove fisicamente (côa) material em suspensão da água que passa através dele. É mais comum a ocorrência de problemas de natureza operacional nos filtros do que nos classificadores. As maioriasdos filtros operam em um período limitado de tempo.
Quando a que de pressão atinge um dado nível o filtro é obstruído e requer limpeza contra lavagem. Partículas pequenas podem passar pelo filtro, daí ser importante a preparação da água antes da filtragem.
Deve-se considerar que no transbordamento do clarificaste ou água flocada não devem ser bombeados. Um processo de filtração da água esta...
tracking img