Tratamento da sarna com a folha do melão caetano (mormordica charantia) em cães

357 palavras 2 páginas
Título: TRATAMENTO DA SARNA COM A FOLHA DO MELÃO CAETANO (Mormordica Charantia) EM CÃES

Autores:
Francisco Clemilson Lima Nunes¹
Rebeca Ruth Nascimento da Silva¹
Edna Maria Silva Oliveira²

1 Alunos da Escola Estadual de Ensino Profissional Elsa Mª Porto Costa Lima
2 Professora de Química da Escola Estadual de Ensino Profissional Elsa Mª Porto Costa Lima

INTRODUÇÃO:
O trabalho foi produzido no Laboratório de Química da Escola Estadual de Educação Profissional Elsa Maria Porto Costa Lima e em casas de voluntários na cidade de Aracati-CE. Foi utilizado a folha do melão de São Caetano para tratamento de sarnas. Este trabalho tem por objetivo mostrar o tratamento de cães acometidos pelos ácaros Sarcoptes scabiei, causadores da sarna sarcóptica, dermatose altamente contagiosa, presente na rotina de clinicas veterinária de pequenos animais em todo o mundo que age na pele dos animais causando prurido intenso e áreas alopécicas.

METODOLOGIA:
Foram submetidos ao tratamento quatro cães de ambos os sexos, sem raça definida, com idades variando entre quatro e cinco anos. Todos os animais foram submetidos exclusivamente ao tratamento com um sabonete usando a solução aquosa da folha de Melão de São Caetano, ao qual eram administradas uma vez ao dia, no inicio da manhã ou final da tarde, sendo o tempo de tratamento dependente da precocidade do diagnóstico, ou seja, quanto mais rápido for diagnosticada a dermatopatia, e iniciado o tratamento, mais rápida será a cura, apresentando neste trabalho, uma duração entre oito e 15 dias. A solução era administrada em todo o corpo do paciente, diretamente na pele dos animais, com o uso de um pincel, principalmente nas áreas mais afetadas pelos ácaros.

RESULTADOS:
O presente trabalho apresentou um resultado bastante satisfatório com 100% de cura para todos os pacientes submetidos ao tratamento com a solução do Melão de São Caetano no quinto dia demonstrando a eficácia contra os ácaros do referido fitoterápico.

Relacionados