tratamento da agua

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1113 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O tratamento de água consiste na remoção de impurezas e contaminantes antes de destiná-la ao consumo. Isso porque a água sempre contém resíduos das substâncias presentes no meio ambiente como microorganismos e sais minerais, necessitando, pois, de tratamento para remover as impurezas que podem ser prejudiciais ao homem.
O tratamento da água varia conforme a sua captação Se ela for a águassubterrâneas de poços profundos, geralmente dispensa tratamento, pois essas águas são naturalmente filtradas pelo solo e, como não estão expostas, não foram contaminadas, logo também não apresentam turbidez. Necessitando apenas de uma desinfecção com cloro.
Já para as águas captadas na superfície é necessário um tratamento especial que consiste em oito fases:
- Captação
-Pré-tratamento.
- Oxidação- Floculação
- Decantação
-Filtração
- Desinfecção
-Distribuição










Captação
a água captada nos rios lagos e represas vem com folhas, galhos, lodo bactéria, e muita sujeira. Para ficar pura sem gosto, cheiro ou cor, ela passa por um processo de limpeza que dura cerca de três horas.
Dos reservatórios onde é feita a captação, a água é levadas por grossas tubulações,também chamadas adutoras, para as estações de tratamento da água, conhecidas simplesmente como ETA
Caso existam morros ou outros obstáculos pelo caminho, estações elevatórias se encarregam de bombear a água terreno acima.
Pré-tratamento.
Ao chegar à ETA, a água bruta normalmente encontra-se sob forte pressão. Por isso, ela passa primeiro por uma bacia de tranquilização. A função desse tanque éreduzir a velocidade da água.
Na bacia de tranquilização, a água sofre um processo inicial de limpeza. Ela passa por grades que retém os detritos sólidos maiores, como troncos, galhos de arvores e ate peixes.
Ainda nesse tanque, dosadores jogam cloro para matar vírus, bactérias e outros microorganismos e dissolver metais presentes. A água recebe cal ou soda, que servem para ajustar o pH* aosvalores exigidos nas fases seguintes do tratamento.
*Fator pH –O índice pH refere-se à água ser um ácido, uma base, ou nenhum deles (neutra). Um pH de 7 é neutro; um pH abaixo de 7 é ácido e um pH acima de 7 é básico ou alcalino. Para o consumo humano, recomenda-se um pH entre 6,0 e 9,5.
Oxidação
A água segue depois para a oxidação. A água resultante do pré-tratamento é tratada com ozônio. Esteproduto oxida a matéria orgânica e elimina microorganismos e algas existentes na água.
Floculação
Após a oxidação, a água passa para a fase da floculação onde é doseada com sulfato de alumínio conjuntamente com um floculante. A adição destes reagentes permite a agregação das partículas que se encontram em suspensão, formando flocos, que vão ser separados nas etapas seguintes.
Nos tanquesflocuradores,motores agitam a água em velocidade controlada e causam aglutinação das partículas solidas em suspensão, formando flocos maiores.

Em situações excepcionais, quando se detecta que a água tem muitos pesticidas, é inserido nesta fase carvão ativado em pó para remover os pesticidas e melhorar as características da água como a cor, o cheiro, o sabor e a turvação.
Decantação
Do tanque defloculação, a água segue para os decantadores,uma espécie de piscina a céu aberto, onde fica por cerca de 90 minutos. Este é o tempo necessário para que os flocos depositem no fundo, livrando a água de boa parte de suas impurezas solidas.
Os decantadores possuem pás que arrastam o lodo formado para o centro do tanque, a cada duas horas, em media, essa sujeira é bombeada para um canal, As lamas retiradassão enviadas para indústrias recicladoras e entram no processo de produção de tijolos e telhas para a construção civil.
Filtração
Canaletas localizadas na parte superior dos decantadores captam a água da superfície, que segue para filtros verticais. Esses filtros são formados por camadas de carvão, areia, pedregulho e cascalho.
A sujeira que restou da fase de decantação fica aprisionada...
tracking img