Tratamento com o uso de células-tronco no parkinson

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2236 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Tratamento com o uso de células-tronco no Parkinson
Trabalho de Biologia
Setembro de 2011

SUMÁRIO:
Introdução...................................................................................01
Doença de Parkinson...................................................................02
Tratamento de Parkinson com células-tronco............................04

INTRODUÇÃO:
O que sãocélulas-tronco?
São células encontradas em embriões, no cordão umbilical e em tecidos adultos, como o sangue, a medula óssea e o trato intestinal, por exemplo. Ao contrário das demais células do organismo, as células-tronco possuem grande capacidade de transformação celular, e por isso podem dar origem a diferentes tecidos no organismo. Além disso, as células-tronco têm a capacidade de auto-replicação, ouseja, de gerar cópias idênticas de si mesmas.
Que avanços as pesquisas científicas com células-tronco podem trazer para a medicina? 
As células-tronco podem ser utilizadas para substituir células que o organismo deixa de produzir por alguma deficiência, ou em tecidos lesionados ou doentes. As pesquisas com células-tronco sustentam a esperança humana de encontrar tratamento, e talvez até mesmocura, para doenças que até pouco tempo eram consideradas incontornáveis, como diabetes, esclerose, infarto, distrofia muscular, Alzheimer e Parkinson. O princípio é o mesmo, por exemplo, do transplante de medula óssea em pacientes com leucemia, método comprovadamente eficiente. As células-tronco da medula óssea do doador dão origem a novas células sanguíneas sadias.
Por que permitir a pesquisa comembriões, se as células-tronco são também encontradas em tecidos adultos?
Porque as células embrionárias seriam as únicas que têm a capacidade de se diferenciar em todos os 216 tecidos que constituem o corpo humano. As células retiradas de tecidos adultos têm capacidade de dar origem a um número restrito de tecidos. As da medula óssea, por exemplo, formam apenas as células que formam o sangue,como glóbulos vermelhos e linfócitos.
Qual é o tamanho do embrião quando as células são extraídas para pesquisas? 
Até o momento, os cientistas conseguiram obter células-tronco de blastocistos, um estágio inicial do embrião com apenas 100 células. Um grupo de pesquisadores americanos conseguiu extrair células-tronco de mórulas, que têm entre 12 e 17 células. Em qualquer caso o embrião émicroscópico. As células retiradas são cultivadas em laboratório, e podem render material para diversos anos de trabalho.
Em que estágio se encontram as pesquisas de tratamentos com células-tronco? 
Apenas no caso de leucemia e certas doenças do sangue se pode falar efetivamente em tratamento. As perspectivas ainda são a longo prazo, pois praticamente todas as terapias se encontram em fase de testes,embora alguns resultados preliminares sejam promissores. Os cientistas ainda têm várias questões a resolver, como a possibilidade de desenvolvimento de tumores, verificada em testes com camundongos.
E no Brasil, o que existe em termos de pesquisas? 
Na Bahia, pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz estão tratando com sucesso cardiopatias causadas pela doença de Chagas. No Hospital Pró-Cardíaco do Riode Janeiro e no Instituto do Coração de São Paulo, células-tronco são usadas em pacientes que sofreram infarto. Também há estudos em vítimas de lesões medulares, diabetes do tipo um, esclerose múltipla e artrite.
DOENÇA DE PARKINSON
O que é?
É uma doença degenerativa do sistema nervoso central, lentamente progressiva, idiopática (sem causa conhecida), raramente acontecendo antes dos 50 anos,comprometendo ambos os sexos igualmente, se caracterizando por: 
 
* | * Rigidez muscular |
* | * Tremor de repouso |
* | * Hipocinesia (diminuição da mobilidade) |
* | * Instabilidade postural |

Como se desenvolve?
A anomalia principal consiste numa perda de neurônios de uma área específica do cérebro que produzirá a diminuição de uma substância chamada...
tracking img