Tratamento ar e caldeira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2715 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tratamento de Água em Refinaria
Esquema de tratamento de uma refinaria Principais impurezas Água de Resfriamento Água de Caldeira Água Potável

Ivanna Ferreira Leite

Ivanna S.M.Ferreira Leite

Água no Refino

Dentro de uma refinaria a água é fator importante em todos os seguimentos do processo, desde a geração de vapor para obtenção de energia, injeção de vapor nos processos,aquecimento e resfriamento de produtos finais e intermediários através de equipamentos (trocadores de calor) nas diversas fases do refino.

O tipo de tratamento a ser aplicado e os controles efetuados depende fundamentalmente de utilização que será feita da água. Assim, no caso de água para uso industrial, a remoção de turbidez e materiais em suspensão são fundamentais para evitar problemas de corrosão /incrustação, enquanto que no caso de água potável a desinfecção assume um papel preponderante.

Ivanna S.M.Ferreira Leite

Esquema geral do tratamento de água numa refinaria.

Ivanna S.M.Ferreira Leite

Características físico-químicas
Dureza total –É proporcional a concentração de sais de cálcio e magnésio. Suas concentrações variam de 10 a 200 ppm. Provocam incrustações nos tubos dacaldeira prejudicando a troca térmica. Podem ocasionar um superaquecimento nos tubos com ruptura do material ou possivelmente a um ataque corrosivo. Remoção por abrandamento, desmineralização ou evaporação; Alcalinidade –devida aos bicarbonatos de cálcio, magnésio e sódio Concentrações de 10 a 30 ppm. Os bicarbonatos agem da mesma forma que os sais de cálcio quando presentes. Além de causar asincrustações, liberam gás carbônico que dissolve-se na água, sendo altamente corrosivo num sistema de geração de vapor. Remoção por dealcalinização, desmineralização ou evaporação; pH – utilizado para expressar a acidez da água Turbidez – devida a presença de partículas em suspensão e no estado coloidal

Ivanna S.M.Ferreira Leite

Características físico-químicas
Sulfatos / Cloretos –apresentam-se nas águas como sulfatos de cálcio, sódio e magnésio. Concentrações de 5 a 200 ppm. São responsáveis pelos mesmos inconvenientes citados na dureza total. Remoção por abrandamento, desmineralização ou a evaporação; Gás Carbônico – o gás carbônico é encontrado dissolvido nas águas brutas. Concentração de 2 a 15 ppm. Possui características altamente corrosivas ao metal da caldeira. Remoção pordeaeradores ou desmineralizadores; Oxigênio Dissolvido – o oxigênio dissolvido é um agente altamente corrosivo às partes metálicas da caldeira. Está presente na água sob a forma de O2. Concentração até 10 ppm. A remoção de O2 se dá pelo processo de deaeração; Matéria em suspensão e coloidal - são avaliadas pela turbidez e cor.

Ivanna S.M.Ferreira Leite

Objetivos do Tratamento
Necessidade degrande quantidade de água implica na sua reutilização devido a: – Custo da água tratada – Disponibilidade de água na região – Conseqüências negativas que a água “in natura” causa nos equipamentos É importante destacar que a corrosão, os depósitos e o desenvolvimento microbiológico causados pela água, mesmo após o tratamento primário, podem reduzir a eficiência operacional e aumentar os custos demanutenção industrial. Objetivos do tratamento: - Adequar parâmetros para operação - Evitar Incrustação/deposição - Inibir o processo corrosivo; - Controlar a proliferação de microorganismos.

Ivanna S.M.Ferreira Leite

Água de Resfriamento
Principais Problemas A) Redução da vida útil dos trocadores, tubulações, torres, etc.
– Corrosão, corrosão sob depósitos orgânicos ou sob incrustaçõesporosas.

B) Redução da eficiência térmica dos trocadores.
– Adesão de produtos de corrosão, slime ou incrustação. – Acumulação de lodo.

C) Aumento da perda de carga no sistema (energia).
– Idem B, mais tamponamento de tubos por materiais estranhos.

D) Contaminação da água de resfriamento ou dos produtos por vazamentos.
– Idem A ou por óleo lubrificante dos ventiladores

E) Adsorção e...
tracking img