Tratamento anaeróbico de resíduos

Páginas: 16 (3821 palavras) Publicado: 14 de fevereiro de 2011
1. INTRODUÇÃO
O desenvolvimento social influencia diretamente na geração de consideráveis volumes de resíduos sólidos, cujas características heterogêneas derivam das atividades humanas sob o ponto de vista econômico e cultural. A disposição dos resíduos sólidos é o fator determinante à problemática de ordem sanitária, econômica e principalmente estética. Hoje, um dos maiores problemasenfrentados pelas cidades é o destino final dos resíduos. (PILOTTO, 2004).
Diariamente no Brasil são gerados 228 mil toneladas de resíduos sólidos urbanos, composto por um percentual de matéria orgânica em torno de 65%, que por sua vez, 60% não são coletados pela rede pública. Os resíduos são despejados sem qualquer tratamento em córregos, pondo em risco a integridade dos lençóis freáticos econtaminando mananciais que abastecem a população. A forma de disposição de 76% dos resíduos sólidos coletados é a céu aberto expondo os habitantes a epidemias e diversas doenças (COUTINHO, 1999). Os lixões trazem consigo materiais de carga poluidora extremamente perigosa que, passíveis a degradação, subsidiam ao meio ambiente subprodutos nocivos como: gases (CO2, CH4 e H2S) além, do percolado. Estasituação por sua vez evidencia a necessidade de formas de tratamento. A solução para este problema seria o tratamento e a reutilização da fração putrescível desperdiçada, através de processo anaeróbio (BIDONE e POVINELLI, 1999).
Os processos anaeróbios tratam um maior numero de substrato (devido à ação de bactérias específicas), utilizam pequena taxa de energia para conversão de massacelular e grande parte para formação de biogás (LEITE, 1997).
Os objetivos do trabalho são estudar o processo de bioestabilização anaeróbia de resíduos sólidos orgânicos, enfatizando a determinação de parâmetros cinéticos da fase acetogênica; avaliar o efeito da concentração de sólidos totais, considerando-se a fase intermediária do processo de bioestabilização; e investigar o desempenho dereatores anaeróbios em batelada com agitação, no processo de bioestabilização de resíduos sólidos orgânicos.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 Resíduos Sólidos
Dentre a diversidade de definições para o termo, pode-se afirmar que resíduos se refere a coisas sem utilidade ou valor. Resíduos também podem ser definidos como restos das atividades humanas e, fisicamente, contém os mesmosmateriais que são encontrados nos respectivos produtos originais que tinham valor e utilidade. Mais importante que a própria definição, é saber o que fazer com os resíduos (HAMADA, 2003).
Segundo a abordagem de White et al (1993), uma solução básica para um resíduo seria restaurar seu valor até que deixe de ser considerado um resíduo. A perda ou ausência de valor em muitos casos está relacionadacom a mistura ou ao desconhecimento de sua composição. Mais especificamente, quando se trata de resíduo sólido, diversos grupos podem ser identificados ou classificados de acordo com a abordagem estabelecida. Dentre os diferentes grupos de resíduos sólidos, os domiciliares, por natureza, são os mais complicados em termos de manejo, pois são constituídos por uma grande diversidade de componentes(plásticos, vidro, metais, vidro, restos de alimento, etc.), totalmente misturados. A composição desses resíduos também varia muito em função da sazonalidade e geograficamente (de um país para outro e de uma cidade para outra). Outros resíduos sólidos, tais como comerciais e industriais, tendem a ser mais homogêneo e a apresentar-se em grande quantidade para cada um dos componentes.
A ABNT(2004) classifica resíduos sólidos quanto à sua origem, como exposto na Ilustração 1:
[pic]
Ilustração 1.Classificação dos resíduos sólidos quanto à origem.
Fonte: Adaptado da ABNT (2004).

2.2 Resíduos Sólidos Urbanos
Segundo Cassini et al. (2003), os resíduos sólidos urbanos são constituídos basicamente por matéria orgânica putrescível, plástico, vidro, ossos, material...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tratamento anaerobico
  • Tratamento de resíduos
  • tratamento de residuos
  • tratamento de residuos
  • tratamento de residuos
  • Tratamento de resíduos
  • Tratamento de residuos
  • Tratamento de Resíduos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!