Tratado de bretton woods

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (297 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tratado de Bretton Woods

Quando já estava clara a derrota da Alemanha na segunda guerra, na cidade de Bretton Woods (Estado de New Hampshare, nos Estados Unidos), 730 delegadosde 44 nações aliadas, se reuniram para uma conferência em julho de 1944 para estabelecer as bases do funcionamento capitalista no pós-guerra.

A conferência criou duas novasinstituições, o Fundo Monetário Internacional e o Banco Mundial. No entanto a peça fundamental foi um acordo sobre um sistema de taxa de câmbio fixa especificamente concebida paraevitar a repetição dos erros do período entre guerras. Em relação dos problemas que tinha com taxas de câmbio flexíveis antes da guerra, os negociadores estavam determinados a ganhar aestabilidade das taxas de câmbio fixas sem reverter para as taxas permanentemente fixas de um padrão ouro. Isso resulta no sistema de taxas ajustáveis de cambio ligado com o dólardos Estados Unidos, assumindo assim o papel principal de reserva dos bancos centrais.

No ano de 1958, alguns países decidiram acumular alguns dólares para criarem sua própriareserva. Isso permitiu que os Estados Unidos tivessem um déficit comercial sem um ajuste cambial, que seria impossível em qualquer outro caso, porque o dólar era a moeda de um valorfixo do ouro. A partir do ano de 1958 o déficit comercial dos Estados Unidos tornou-se um problema maior do que a oferta da moeda extrema, criando um problema de inflação mundial eexpondo um desequilíbrio ao sistema.

Em 15 de agosto de 1971, os Estados Unidos suspenderam e pararam de converter o dólar em ouro, terminando assim o tratado de Bretton Woodsligado as taxas de câmbio. E em fevereiro de 1973, o Acordo Smithsoniano terminou formalmente o tratado de Bretton Woods, deixando o mundo oficialmente com taxas de câmbio flutuante.
tracking img