Trasporte e armazenamento do leite de vaca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1160 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Além do leite de vaca, há outros tipos, cada um deles com particularidades nutricionais específicas.

O leite e seus derivados (coalhada, queijos ou iogurtes) são alimentos essenciais em todos os períodos da vida e, em particular, naqueles em que se verifica um maior desenvolvimento do esqueleto, como na infância e adolescência, ou em situações em que são mais necessários, como acontece nagravidez, sobretudo durante a lactação se a mãe amamenta o bebé.

Por exemplo, uma criança em idade escolar que beba três copos de leite diários ou alimentos equivalentes (iogurtes, coalhada, queijos...) consegue, através destes alimentos, mais de metade das proteínas e mais de 80% do cálcio e vitamina B2 que necessita.

Do cálcio sabe-se que é um dos elementos minerais relevantes na composiçãodo leite e derivados lácteos.

Além disso, identifica-se como um nutriente essencial para a estrutura óssea: desde o estado embrionário até aos 35 anos aproximadamente vai-se depositando nos ossos e contribui para desenvolver a massa óssea de um indivíduo.

O cálcio também participa da transmissão do impulso nervoso e na excitabilidade muscular, bem como na coagulação do sangue, entreoutras funções.

Segundo a origem

O leite de vaca e os produtos elaborados a partir dela são os alimentos de onde se pode obter em grande medida o cálcio, o fósforo e diversas vitaminas necessárias para diferentes funções orgânicas.

Não obstante, há muitos tipos de leite, provenientes de outros mamíferos, que podem servir como alternativa ao de vaca e cujas diferenças nutricionais convémconhecer.

Leite de ovelha

Tem quase o dobro de gordura do de vaca, assim como maior quantidade de proteínas e lactose. Os minerais e vitaminas também se encontram mais concentrados e o conteúdo em água é inferior.

O sabor é bastante forte e tem mais calorias que a mesma quantidade de leite de vaca ou de cabra. Não é frequente encontrar este tipo de leite, embora seja uma matéria primarelevante para a elaboração de uma grande variedade de queijos e derivados lácteos com um sabor muito distinto.

Leite de cabra

É ligeiramente mais gordo que o de vaca. Tem também mais proteínas e uma diferente proporção de vitaminas e minerais. Depois do leite de vaca, o de cabra é o mais consumido no mundo inteiro.

É sobretudo utilizado como ingrediente na elaboração de diversos derivadoslácteos como os queijos de cabra. Este tipo de leite tem uma cor mais branca e um sabor mais forte do que o de vaca e talvez estas diferenças expliquem o seu menor consumo. É mais fácil de digerir e a gordura tende menos a juntar-se.

Além disso, o leite de cabra forma uma coalhada mais suave no meio ácido que a de vaca, sendo mais aconselhável para as pessoas que sofrem transtornos gástricos, comoúlceras.

Pode até ser um substituto perfeito no caso de intolerância à lactose (este tipo de leite tem pouco açúcar) ou em caso de alergia à caseína do leite de vaca. Não obstante, se a pessoa tem alergia à proteína beta-lactoglobulina, em vez da caseína, tanto o consumo de leite de cabra como o de vaca estarão contra-indicados.

Leite de búfala

Tem maior quantidade de gordura, proteínase lactose (açúcar do leite) do que o leite de vaca, facto que resulta num maior conteúdo energético.

Emprega-se como matéria prima para a obtenção de alguns derivados lácteos, como o queijo italiano mozzarella, muito utilizado na elaboração de pizzas. A Índia é o país onde se consome de maneira habitual este tipo de leite.

Tratamentos aplicados ao leite

A venda de leite cru está proibidapelo risco de toxinfecções alimentares que podem advir do seu consumo. Por este motivo o leite cru de vaca não se destina directamente ao consumo humano, sendo submetido a diferentes tratamentos térmicos de conservação através dos quais se obtêm os leites aptos para o consumo.

O tratamento de calor mais suave é a pasteurização, que dá lugar ao leite pasteurizado. Este tipo de leite...
tracking img