Trasnporte de acindentado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1606 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Instituto de Educação Integrada Albert Einstein

Curso de enfermagem

Professor: Julio Guimarães

Disciplina: Urgência e Emergência



Tema: Transporte de Acidentados



Ananindeua
2012
Andréia Santos
Cristina Reis
Helem katianne
Monique Pinheiro

Tema: Transporte deAcidentados

Ananindeua
2012
Introdução

O transporte de acidentados é um determinante da boa prestação de primeiros socorros. Um transporte mal feito, sem técnica, sem conhecimentos pode provocar danos muitas vezes irreversíveis à integridade física do acidentado. Existem várias maneiras de se transportar um acidentado.
Métodos de transporte feito por uma pessoa
Transporte de apoioPassa-se o braço do acidentado por trás da sua nuca, segurando-a com um de seus braços, passando seu outro braço por trás das costas do acidentado, em diagonal.
Este tipo de transporte é usado para as vítimas de vertigem, de desmaio, com ferimentos leves ou pequenas perturbações que não os tornem inconscientes e que lhes permitam caminhar.
Transporte ao colo
Uma pessoa sozinha podelevantar e transportar um acidentado, colocando um braço debaixo dos joelhos do acidentado e o outro, bem firme, em torno de suas costas, inclinando o corpo um pouco para trás. O acidentado consciente pode melhor se fixar, passando um de seus braços pelo pescoço da pessoa que o está socorrendo.
Caso se encontre inconsciente, ficará com a cabeça estendida para trás, o que é muito bom, poismelhora bastante a sua ventilação.
Usa-se este tipo de transporte em casos de envenenamento ou picada por animal peçonhento, estando o acidentado consciente, ou em casos de fratura, exceto da coluna vertebral.
Transporte nas costas
Uma só pessoa socorrendo também pode carregar o acidentado nas costas. Esta põe os braços sobre os ombros da pessoa que está socorrendo por trás, ficandosuas axilas sobre os ombros deste. A pessoa que está socorrendo busca os braços do acidentado e a carregando o acidentado arqueado como se ela fosse um grande saco em suas costas.
O transporte nas costas é usado para remoção de pessoas envenenadas ou com entorses e luxações dos membros inferiores, previamente imobilizados.
Transporte de arrasto em lençol
Seguram-se as pontas de umadas extremidades do lençol, cobertor ou lona, onde se encontra apoiada a cabeça do acidentado, suspende-se um pouco e arrasta-se a pessoa para o local desejado.
Manobra de retirada de acidentado, com suspeita de fratura de coluna, de um veículo.
A pessoa que for prestar os primeiros socorros, colocando-se por trás passa as mãos sob as axilas do acidentado, segura um de seus braços deencontro ao seu tórax, e a arrasta para fora do veículo, apoiando suas costas nas coxas, como pode ser visto na seqüência de procedimentos mostrado na figura abaixo.
Esta manobra deve ser feita apenas em situações de extrema urgência.
Métodos de transporte feito por duas pessoas
Transporte de apoio
Passa-se o braço do acidentado por trás da nuca das duas pessoas que estão socorrendo,segurando-a com um dos braços, passando o outro braço por trás das costas do acidentado, em diagonal.
Este tipo de transporte é usado para pessoas obesas, na qual uma única pessoa não consiga socorrê-lo e removê-lo. Geralmente são de vertigem, de desmaio, com ferimentos leves ou pequenas perturbações que não os tornem inconscientes.
As duas pessoas se ajoelham, cada uma de um lado davítima; uma passa um braço sob as costas e outro sob as coxas da vítima. Então, cada um segura com uma das mãos o punho e, com a outra, o ombro do companheiro. As duas pessoas erguem-se lentamente, com a vítima sentada na cadeira improvisada.
Cada uma das pessoas que estão prestando os primeiros socorros segura um dos seus braços e um dos braços do outro, formando-se um assento onde a...
tracking img