Trasientes de circuitos capacitivos - fase de carga

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (516 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO
CIRCUITOS ELÉTRICOS I














TRANSIENTES DE CIRCUITOS CAPACITIVOS: FASE DE CARGA



























1.Objetivo

Determinar, através do software de simulação multisim, as curvas de tensão, corrente e potência durante o processo de carga de um capacitor (de capacitância C) sobre um resistor (deresistência R).

2. Fundamentos Teóricos

2.1 Carga do capacitor

No Sistema Internacional de Unidades (S.I.), a unidade de capacitância é o Farad. Ao ser aplicada a diferença de potencialde 1 Volt em um capacitor de 1 Farad, a carga elétrica acumulada entre as armaduras é de um Coulomb: C = Q/V
Um circuito típico para estudar o processo de carga em um capacitor é apresentadona Figura 1. Inicialmente, o capacitor deve estar descarregado e a fonte de tensão desconectada do capacitor, com a chave S1 na posição b. O instante inicial do processo de carga, definido como 0 = t, é o instante em que a fonte de tensão é ligada, com a chave S1 na posição a.













Aplicando a lei das malhas para qualquer instante t, temos:(1)


Sendo ε a d.d.p. da fonte de tensão, R a resistência do resistor, i a corrente elétrica que circula no circuito, Q a carga elétrica acumulada no capacitor, C a capacitância docapacitor, Q/C a tensão entre as placas do capacitor devido o acúmulo de carga, e R..i a queda de potencial provocada pelo resistor.
Considerando a definição de corrente elétrica,




aexpressão (1) é reescrita como:




A equação anterior é uma equação diferencial cuja solução é:


(2)


Reescrevendo a equação anterior e aplicando novamente adefinição de capacitância, a diferença de potencial entre as armaduras do capacitor no processo de carga é escrita na forma:


(3)


A dependência da quantidade...
tracking img