trasformaçoes do brail 1930 a 2014

5085 palavras 21 páginas
era vargas (1930 -1945)
· Como o café era o principal produto de exportação, Vargas passou a comprar e queimar o café evitando estoques, que ocorriam com Convênio de Taubaté, para isso emitiu papel-moeda.
· Vargas passou a investir na indústria, através da política de substituição das importações. Para isso, aproveitou a capacidade ociosa das indústrias nacionais e facilitou a compra de máquinas e equipamentos usados. Graças à indústria, o Brasil foi um dos países que mais cresceu no mundo, entre 1930 e 1960, quando emperrou na falta de tecnologia (como a importação de máquinas era facilitada, o país não investiu no desenvolvimento de tecnologia própria). Com essas atitudes Getúlio conseguiu manter os empregos e o Brasil foi um dos primeiros países a sair da crlse. Na política não houve mudanças. A estrutura permaneceu a mesma, a elite agrária manteve-se no poder, apesar de novas forças terem surgido (burguesia industrial e financeira, classe média, a própria oligarquia dissidente). Nenhuma destas conseguiu se manter sozinha no poder. Para garantir o poder, Vargas suspendeu a Constituição de 1891, fechou o Congresso, nomeou interventores para os estados e passou a legislar através de decretos. Para conseguir apoio popular prometeu convocar, em breve, uma no Constituinte. Também criou o Ministério da Educação e Saúde e o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, a Lei da Sindicalização, que vinculava os sindicatos brasileiros indiretamente - por meio da câmara dos deputados - ao Presidente. Vargas pretendia, assim, ganhar o apoio popular, para que estes apoiassem suas decisões ( política conhecida comopopulismo).
Mesmo com o trágico suicídio, ocorrido em 1954, Vargas deixou seu nome marcado no desenrolar da República Brasileira. Assumindo posturas dúbias e articulando o apoio de setores antagônicos, ele conseguiu promover uma carreira política cercada pelo interesse de vários setores da sociedade. Mesmo demonstrando habilidade,

Relacionados