Trasformadores teste de polaridade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (724 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Polaridade de Transformadores

POLARIDADE: É a marcação existente nos terminais (dos enrolamentos) dos transformadores indicando o sentido da circulação de corrente em um determinado instante emconseqüência do sentido do fluxo produzido.

1

POLARIDADE DE TRANSFORMADORES MONOFÁSICOS

A marcação da polaridade dos terminais dos enrolamentos de um transformador monofásico, indica quais sãoos terminais positivos e negativos em um determinado instante, isto é, a relação entre os sentidos momentâneos das forças eletromotrizes (fem) nos enrolamentos primário e secundário.

2 POLARIDADE DE TRANSFORMADORES MONOFÁSICOS

A polaridade depende de como são enroladas as espiras do primário e do secundário (figuras a seguir) que podem ter sentidos concordantes ou discordantes.

Estesentido tem aplicação direta quanto à polaridade da força eletromotriz (fem).

3

POLARIDADE DE TRANSFORMADORES MONOFÁSICOS

Sentido Concordante Sentido Discordante (Polaridade Subtrativa)(Polaridade Aditiva)

4

POLARIDADE DE TRANSFORMADORES MONOFÁSICOS

Aplicando

uma

tensão

transformadores, como indicada à figura acima, haverá circulação de correntes nestes enrolamentos,segundo o sentido mostrado. Admitindo que as tensões e consequentemente, as correntes estão crescendo então os correspondentes fluxos serão crescentes e seus sentidos indicados. No caso a, teria umaforça eletromotriz (fem) induzida que tenderia a produzir a corrente I2 indicada. Portanto, seria induzida uma força eletromotriz E2 no sentido indicado,

V1

ao

primário

de

ambos

osque irá ser responsável por um fluxo Ø contrário ao Ø. Já no caso b, tal força eletromotriz (fem) deverá ter sentido oposto ao anterior, com o propósito de continuar produzindo um fluxo contrário aoindutor.
5

POLARIDADE DE TRANSFORMADORES MONOFÁSICOS
Ligando-se os terminais 1 e 1’ em curto e colocando-se um voltímetro entre 2 e 2’, verifica-se que as tensões induzidas (E1 e E2) irão...
tracking img