Trasformadores teste de polaridade

724 palavras 3 páginas
Polaridade de Transformadores

POLARIDADE: É a marcação existente nos terminais (dos enrolamentos) dos transformadores indicando o sentido da circulação de corrente em um determinado instante em conseqüência do sentido do fluxo produzido.

1

POLARIDADE DE TRANSFORMADORES MONOFÁSICOS

A marcação da polaridade dos terminais dos enrolamentos de um transformador monofásico, indica quais são os terminais positivos e negativos em um determinado instante, isto é, a relação entre os sentidos momentâneos das forças eletromotrizes (fem) nos enrolamentos primário e secundário.

2

POLARIDADE DE TRANSFORMADORES MONOFÁSICOS

A polaridade depende de como são enroladas as espiras do primário e do secundário (figuras a seguir) que podem ter sentidos concordantes ou discordantes.

Este sentido tem aplicação direta quanto à polaridade da força eletromotriz (fem).

3

POLARIDADE DE TRANSFORMADORES MONOFÁSICOS

Sentido Concordante Sentido Discordante (Polaridade Subtrativa) (Polaridade Aditiva)

4

POLARIDADE DE TRANSFORMADORES MONOFÁSICOS

Aplicando

uma

tensão

transformadores, como indicada à figura acima, haverá circulação de correntes nestes enrolamentos, segundo o sentido mostrado. Admitindo que as tensões e consequentemente, as correntes estão crescendo então os correspondentes fluxos serão crescentes e seus sentidos indicados. No caso a, teria uma força eletromotriz (fem) induzida que tenderia a produzir a corrente I2 indicada. Portanto, seria induzida uma força eletromotriz E2 no sentido indicado,

V1

ao

primário

de

ambos

os

que irá ser responsável por um fluxo Ø contrário ao Ø. Já no caso b, tal força eletromotriz (fem) deverá ter sentido oposto ao anterior, com o propósito de continuar produzindo um fluxo contrário ao indutor.
5

POLARIDADE DE TRANSFORMADORES MONOFÁSICOS
Ligando-se os terminais 1 e 1’ em curto e colocando-se um voltímetro entre 2 e 2’, verifica-se que as tensões induzidas (E1 e E2) irão

Relacionados

  • Conversor CC - CC
    5581 palavras | 23 páginas
  • Estudante
    4904 palavras | 20 páginas
  • solda ponto
    48237 palavras | 193 páginas
  • Eletronica
    17718 palavras | 71 páginas