Trapas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (888 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Cláudio Cardozo

Trapas ( Armadilhas geológicas)

Pós graduação em engenharia de petróleo e gás

Trapas

Definição:

Trapas são situações geológicas em que o arranjo espacial de rochasreservatório e selante possibilita a acumulação de petróleo. Na trapa deve haver rocha reservatório capeada pelo selante.

Condições somente satisfeitas quando existem situações geológicas (estruturais ouestratigráficas) adequadas. As configurações geométricas das estruturas das rochas sedimentares que permitem a focalização dos fluidos migrantes nos arredores para locais elevados, que não permitam o escapefuturo destes fluidos, obrigando-os a lá se acumularem, são denominadas de trapas ou armadilhas. Elas podem ser simples como o flanco de homoclinais ou domos salinos, ou, mais comumente, como o ápicede dobras anticlinais/arcos/domos salinos, ou até situações complexas como superposição de dobras e falhas de natureza diversas. Este tipo de aprisionamento, em uma estrutura elevada, é denominado detrapeamento estrutural.

A conjunção de fatores (geração, rochas reservatórios, rochas selantes, trapas e migração) deve manter, no contexto das bacias sedimentares, uma adequada associação espaciale temporal.

Ao tempo em que ocorre geração / migração, as trapas já devem existir ou estarem em formação, ao longo da rota migratória.

Se a migração ocorre antes da formação da trapa, o petróleose perde.

Trapas e rochas selantes

Uma trapa pode ser caracterizada através de um conjunto de parâmetros: o ápice ou crista corresponde ao ponto mais alto da trapa, o ‘’spill point’’ representa oponto mais baixo onde pode ser encontrado petróleo, e o fechamento, a distância vertical entre o ápice e o ‘’spill point’’. Uma trapa contém água, óleo e/ou gás, podendo apresentar contatos bruscosou transicionais, e de inclinação variável (horizontal sob condições hidrostáticas, ou inclinado sob condições hidrodinâmicas).
As trapas podem ser classificadas como estruturais, estratigráficas,...
tracking img