Trantornos alimentares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2471 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Quando falamos em transtornos alimentares precisamos ter em mente primeiramente o seu conceito. Sendo que de acordo com o dicionário Aurélio Transtorno significa contrariedade, desarranjo, desordem. Dessa forma transtorno alimentar seria uma desordem na alimentação.
E essa desordem acontece de em varias faixas etárias, tendo seu inicio bem cedo ainda na primeira infância. Naadolescência o mais comum são os transtornos como a Anorexia e Bulimia. Já o transtorno de comer excessivamente pode atingir pessoas em qualquer faixa etária. E em todas as idades, qualquer um desses transtornos é muito prejudicial a saúde.
Vamos entender um pouco sobre esses transtornos e também como evitá-los e tratá-los.

1-Transtornos alimentares na primeira infância

Toda criança necessitade cuidados específicos para o seu desenvolvimento físico e psicológico. Diante disso é indispensável que os pais, familiares, enfim todos que participam de sua vida estejam atentos ao seu comportamento e a sua alimentação, pois somente assim poderão identificar qualquer atitude que dificulte ou impossibilite seu desenvolvimento normal.
Na primeira infância, que se dá até os 6 anos de idade,algumas crianças apresentam perda de peso, dificuldade para ganha-lo ou ganha excessiva de peso; devido a uma alimentação desbalanceada, algum fator clínico ou até mesmo psicológico. Ao mencionar o fator psicológico podemos citar o exemplo de uma mãe que ao terminar sua licença maternidade retorna para suas atividades profissionais e a criança sente sua falta, e isso se refletirá em alguma atitudedela, uma delas pode ser a alimentação.
Toda criança precisa de atenção constante, e também de um acompanhamento médico, no caso o pediatra, e se preciso for psicológico também.

1.1-Pica

A pica de acordo com Appolinário e Claudino (2000) consiste na “ingestão de substancias não nutritivas” ou seja ingerem substancias sem nenhum valor nutricional, como “Terra, barro, cabelo, cinzas de cigarroe fezes de animais”(APPOLINÁRIO; CLAUDINO,2000) . Essa é uma atitude comum de observarmos em crianças, no entanto muitas vezes vemos e não agimos, é necessário observarmos sempre esses comportamentos e agirmos de forma a evitá-los.
Esse transtorno alimentar pode trazer conseqüências gravíssimas a saúde e desenvolvimento físico e mental da criança, como intoxicações, problemas digestivos e atémesmo o retardo mental.

1.2- Remunação

O transtorno de remunação, ou seja, remastigação, causa sérios problemas a quem o pratica, não apresentando uma causa clinica definida é considerado um problema comportamental, com fundos emocionais e psicológicos.
Como todos transtorno a remunação também causa danos a saúde de quem os pratica, podendo levar até mesmo a morte.
O tratamento deve serrealizado através de acompanhamento clínico e psicológico.

2-Anorexia

A Anorexia Nervosa (AN) Conhecida entre as meninas como ANA “ é um transtorno alimentar no qual a busca implacável por magreza leva a pessoa a recorrer a estratégias para perda de peso.”(KOUCH; ROSA). Estratégias essas que não poupam a saúde.
A anorexia é na verdade um problema psicológico, que fará com que a pessoaatingida tenha alterações da sua imagem corporal, de forma que mesmo estando magra se veja e se sinta super gorda.
Esse transtorno alimentar ocorre na maioria dos casos em mulheres jovens, ainda na adolescência, em média de 12 a 20 anos de idade, no entanto há casos de crianças que apresentaram sintomas dessa doença.
Uma das grandes causas da AN é a pressão da sociedade, a super-valorização do corpo,críticas e brincadeiras pejorativas de infância em relação ao peso, discriminação com a gordura e até mesmo a mídia que na maioria das vezes, praticamente todas as vezes, expõe a magreza como fator indispensável para ser admirada, reconhecida e até amada. Outro fator que leva a anorexia são algumas determinadas profissões que exigem corpos esculturais, como modelos, atrizes, dançarinas, entre...
tracking img