Transtornos mentais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (526 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Transtornos mentais são uma das principais causas de afastamento do trabalho
AGÊNCIA NOTISA – A medicina do trabalho tem como princípiobásico promover a saúde nos aspectos físicos e mentais,promovendo assim qualidade de vida. No segundo dia do 28º Congresso Brasileiro de Psiquiatria, promovido pela Associação Brasileira de Psiquiatria, na cidade de Fortaleza, Ceará, em um espaço reservado paraa discussão desses problemas mentais, o psiquiatra e médico do trabalho do Hospital de Clínicas da Universidade de São Paulo (USP), Dúilio Camargo, explicou que a Organização Mundial do Trabalhoentende que os riscos psicossociais no trabalho estão relacionados ao estresse.
“Como fatores para esse estresse, a instituição credita, entre outros, o excesso de atividades, a pressão e o tempo, osconflitos entre subordinados e superiores e ativades repetitivas”, disse o médico.
Júlio César Fontana-Rosa, professor da USP, observou que os problemas mentais são uma das principais causas deincapacidade. A artrite e artrose vêm em primeiro lugar e, em segundo, aparecem os traumatismos de pescoço e membros e as intoxicações. “Dentre os transtornos mentais, são muito comuns os transtornos de humor,o estresse pós-traumatico e a esquizofrenia”, disse.
Para Dúilio, esses problemas só podem ser verdadeiramente compreendidos se as equipes de perícia souberem quais atividades o paciente realiza ecomo elas podem o comprometer. E completou, “antes de investigar a doença no empregado, é preciso encontra-lá na empresa”.
Os especialistas levantaram uma outra questão. Segundo eles, embora exista umavanço em relação ao reconhecimento da psiquitria no mapa das doenças relacionadas ao trabalho, a questão ainda é tratada por outros especialistas. “Para que esses problemas sejam resolvidos, épreciso que sejam tratados por profisionais de saúde mental. O que se vê é o assunto sendo tratado por leigos”, alertou Júlio.
Dúilio explicou que o diagonóstico dos problemas mentais devem ser baseados...
tracking img