Transtornos mentais e comportamentais devido ao uso de substancias psicoativas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2153 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA TECNICA EVANGELICA DO TOCANTINS




TRANSTORNOS MENTAIS E COMPORTAMENTAIS DEVIDO AO USO DE SUBSTANCIAS PSICOATIVAS



ALUNO: CHRISTIAN POERCH SILVA NETO
VALDINEIA MONTEIRO BISPO
MARINALVA MONTEIRO DE SOUZA
MARCIA FERREIRA DA SILVA
RAIMUNDA CAVALCANTE


PROFESSORA: SAMANTHA






GURUPI/TO
06 DE FEVEREIRODE 2012

INTRODUÇÃO
Este trabalho trata das dependencias quimicas causadas pelo uso repetitivo de remedios até mesmo por prescrição médica tais como ansioliticos e hipnoticos o paciente se ver na necessidade de continuar o seu uso continuo até quando o seu diagnostico é feito há nao precisar mais do seu uso. Consideram-se psicoativas as substancias que provocam um estado de alteração em nossofuncionamento mental, aumentando, diminuindo ou distorcendo sua atividade, e que causam dependencia. Podem ser citados tambem como psicoativos desde o alcool, o cigarro e as substancias ilegais(cocaina,maconha LSD).
Seu uso abusivo envolve complicadas causas e consequencias em nivel fisico, social e emocional e uma pessoa pode desenvolver um transtorno mental apartir deste uso.

Usar estacategoria quando se sabe que duas ou mais substâncias psicoativas estão envolvidas, não sendo possível, entretanto, identificar qual substância contribui mais para os transtornos. “Abuso de drogas”.
Medicamentos psiquiátricos
São prescritos para o tratamento de doenças mentais e emocionais. Existem 6 classes principais de medicamentos psiquiátricos:
* Antidepressivos, que são usados para tratardiversos males, tais como depressão nervosa, epilepsia, ansiedade, transtornos alimentares e transtorno de personalidade limítrofe.[11]
* Estimulantes, usados para tratar distúrbios como o transtorno do déficit de atenção e como supressores do apetite.
* Antipsicóticos, que são usados para tratar psicoses, esquizofrenia e mania.
* Estabilizador do humor, utilizados para tratar o transtornobipolar e o transtorno esquizoafetivo.
* Ansiolíticos, usados para tratar transtornos da ansiedade.
* Depressores, que são utilizados como hipnóticos, sedativos e anestésicos.
Administração
Para que uma substância seja psicoativa, ele deve atravessar a barreira hematoencefálica de modo a afetar a função neuroquímica. As drogas psicoativas são administradas de diferentes maneiras. Na medicina, amaioria das drogas psicoativas, como a fluoxetina, a quetiapina e o lorazepam, são ingeridas sob forma de comprimidos ou cápsulas. Contudo, alguns psicoativos farmacêuticos são administrados via inalação, injeções intramusculares ou intravenosas, ou ainda via retal em supositórios e enemas. As drogas usadas recreacionalmente são muitas vezes administradas sob formas incomuns ao uso medicinal.Algumas delas, como o álcool e a cafeína são ingeridas sob a forma de bebida; nicotina e THC são fumados; o peiote e os cogumelos psicodélicos são ingeridos in natura ou desidratados; e algumas drogas cristalinas, como a cocaína e as metanfetaminas são aspiradas. A eficiência de cada método de administração varia de acordo com a droga.

Droga ou substância psicoativa - Substâncias que ao entrarem emcontato com o organismo,sob diversas vias de administração, atuam no sistema nervoso central produzindo alterações de comportamento, humor e cognição, possuindo grande propriedade reforçadora sendo, portanto,substâncias utilizadas na busca de alívio de tensões internas, como angústia ou tristeza.
As duas definições, embora não excludentes, trazem dois aspectos fundamentais na área da drogas: a açãoquímica do produto e a motivação individual para utilizá-lo.
Assim estabelecida a definição de “droga”, podemos tentar compreender as relações do indivíduo com estes produtos passíveis de auto-administração.

Segundo a OMS (1974) os principais motivos para experimentação de SPAs são:
a -satisfação de curiosidade a respeito dos efeitos das drogas ;
b - necessidade de participação em um grupo...
tracking img