transtornos desafidor opositivo

439 palavras 2 páginas
TRANSTORNO DESAFIADOR OPOSITIVO

O transtorno desafiador opositivo é um tipo de conduta que costuma acontecer com crianças menores. Inicia-se por volta dos seis anos de idade com maior ocorrência em meninos do que meninas, observado em interações da criança com o adulto e figuras de autoridade. Trata-se de comportamento negativista e opositor.
Dentre as principais características, destacamos: Comportamento desafiador, desobediente, perturbador, recusa a obedecer a solicitações ou regras; é implicante, responsabiliza os outros pelos próprios erros, se aborrece facilmente; é irritado, ressentido, pensa em vingança, recusa-se a aceitar ajuda dos professores. Geralmente a criança apresenta baixa autoestima, fraca tolerância, ataques de raiva, humor deprimido, poucos amigos, comprometendo o desempenho escolar.
Os sintomas geralmente são mais perceptíveis em casa e em sala de aula, e prejudicam a vida social e acadêmica. Se não for tratado pode se tornar em Transtorno de Conduta.
As causas, geralmente, envolvem componentes biológicos e ambientais. O componente biológico tem a ver com a herança genética (característica essa herdada pela criança que pode predispor a essa condição comportamental). Os componentes ambientais estão relacionados ao ambiente que a criança vive, destaca-se aqui a convivência em ambiente criminoso, alcoolismo, drogas, negligência dos pais, falta de afeto e suporte emocional.
Também podem ocorrer situações de crianças com Transtorno Desafiador Positivo devido ao nascimento prematuro, bem como devido complicações na gravidez ou no parto, agravando-se quando os pais são permissivos e não dão limites ou ainda quando são demasiadamente rígidos.
Considerando que o problema é de origem multifatorial, para amenizá-lo ou resolve-lo se faz necessário a aplicação de uma série de estratégias, utilizar-se de técnicas terapêuticas comportamentais associadas a alguns medicamentos que auxiliam no controle de ataques de raiva e impulsividade acompanhadas de

Relacionados