TRANSTORNOS DE HUMOR E DE ANSIEDADE NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA

2002 palavras 9 páginas
TRANSTORNOS DE HUMOR E DE ANSIEDADE NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA.
Fonte: http://www.viversaude.com.br/transtornos-de-humor-e-de-ansiedade-na-infancia-e-adolescencia-e-suas-implicacoes-na-vida-academica/
Postado por Miguel Boarati em 20 de janeiro de 2011
TRANSTORNOS DE HUMOR E DE ANSIEDADE NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA E SUAS IMPLICAÇÕES NA VIDA ACADÊMICA.
Os transtornos psiquiátricos surgem na infância e adolescência numa proporção significativa, comprometendo o desenvolvimento global da criança e do adolescente.
Eles podem ocorrer desde o nascimento como o retardo mental e o autismo infantil, aparecer na primeira infância como o TDAH, transtornos de aprendizagem, transtornos de linguagem ou em qualquer época da vida do indivíduo como é o caso da esquizofrenia, transtornos do humor, transtornos ansiosos, dependência química, transtornos de conduta, opositor desafiante, etc. Todos eles em maior ou menor grau produzem diferentes prejuízos desde uma leve desadaptação social e acadêmica até as mais graves como envolvimento com a lei, infrações graves, suicídio e cronificação do estado psicopatológico.
Apesar de uma incidência considerável (em torno de 20% segundo a Organização Mundial de Saúde), os transtornos psiquiátricos são ainda pouco explorados e também pouco conhecidos por parte dos diferentes profissionais ligados à infância e à adolescência. Dentre os grupos dos transtornos psiquiátricos da Infância e adolescência, os transtornos de humor e da ansiedade merecem um destaque especial pela importante incidência entre as crianças em fase escolar, prejuízos provocados no desenvolvimento das habilidades sociais, emocionais e acadêmicas e da possibilidade de tratamento e cura quando adequadamente diagnosticados e tratados.
Os profissionais da educação possuem um papel fundamental no processo diagnóstico. São eles que muitas vezes observam alterações comportamentais e piora do padrão de aprendizagem dos conteúdos programáticos e que poderiam sugerir ou mesmo

Relacionados