Transtornos de aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1022 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS
COORDENADORIA DE INGRESSO E APERFEIÇOAMENTO
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM

Liniane Medianeira Cassol

Santa Maria, RS, BRASIL
2011

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3
2. TRANSTORNOS FUNCIONAIS ESPECÍFICOS DA APRENDIZAGEM 4
2.1. DISLEXIA 5
2.2. DISGRAFIA 5
2.2.1 Disortografia 62.3. DISCALCULIA 6
2.3.1. ACALCULIA 7
3. TRANSTORNOS SOCIAL / EMOCIONAL 7
3.1 TRANSTORNO DE DÉFCIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE 7
4. CONCLUSÃO 8
5. BIBLIOGRAFIA 9

1. INTRODUÇÃO

O termo “Transtorno de aprendizagem” começou a ser usado na década de 60 e até hoje, na maioria das vezes, é confundido por pais e professores como uma simples desatenção em sala de aula ou “espíritobagunceiro” das crianças. Mas a dificuldade de aprendizagem refere-se a um distúrbio, que pode ser gerado por uma série de problemas cognitivos ou emocionais e afetar o desempenho escolar. É, portanto, uma expressão que se refere a um conjunto heterogêneo de desordens manifestadas por dificuldades significativas na aquisição e no uso da compreensão auditiva, da fala, da leitura, da escrita e damatemática. Tais desordens são intrínsecas ao indivíduo, presumindo-se que sejam devidas a uma disfunção do sistema nervoso que pode ocorrer e manifestar-se durante toda a vida.

2. TRANSTORNOS FUNCIONAIS ESPECÍFICOS DA APRENDIZAGEM

Segundo a Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas à saúde, o termo transtorno é utilizado para indicar a existência de um conjunto de sintomas oucomportamentos clinicamente reconhecível, associado, na maioria dos casos, a sofrimentos e interferência com funções pessoais.
O Transtorno de Aprendizagem caracteriza-se por inabilidades específicas em determinadas áreas do desenvolvimento independente de aspectos orgânicos como, por exemplo, lesões, uma vez que nesta hipótese estaríamos diante de um quadro de Dificuldade de Aprendizagemsecundária.
Estas inabilidades devem ser vistas dentro dos padrões do desenvolvimento humano, considerando aspectos cronológicos e escolarização.
O sujeito com a hipótese diagnóstica de Transtorno de Aprendizagem não apresenta alterações motoras ou sensoriais. Possui um bom ajuste emocional e condições sócio-econômicas sem significativas limitações que o impossibilite de apresentar um desenvolvimentoesperado, bem como uma capacidade intelectual adequada.
Os sintomas da pessoa com o diagnóstico de Transtorno de Aprendizagem devem estar presentes desde os primeiros anos de sua vida, caracterizando um desempenho pelo menos dois anos abaixo do esperado pela escolarização e idade cronológica, persistindo ao longo de sua vida.

2.1. DISLEXIA

A dislexia é um transtorno genético e hereditáriopresente em aproximadamente 10% da população mundial, podendo também ser causada pela produção exacerbada de testosterona pela mãe, durante a gestação.
Muitas vezes confundida com déficit de atenção, problemas psicológicos, ou mesmo preguiça; esse transtorno se caracteriza pela dificuldade do indivíduo em decodificar símbolos, ler, compreender um texto, reconhecer fonemas; e pelo hábito detrocar, inverter, omitir ou acrescentar letras/palavras ao escrever.

2.2. DISGRAFIA

A disgrafia normalmente vem associada à dislexia, porque se o aluno faz trocas e inversões de letras, consequentemente encontra dificuldade na escrita. Isso acontece devido a uma incapacidade de recordar a grafia da letra. Ao tentar recordar este grafismo escreve muito lentamente o que acaba unindoinadequadamente as letras, tornando a letra ilegível, desorganizada e com traços irregulares (ou muito fortes que chegam a marcar o papel ou muito leves).

2.2.1 Disortografia

A disortografia pode ser definida como o conjunto de erros da escrita que afetam a palavra, mas não o seu traçado ou grafia. A disortografia é a incapacidade de estruturar gramaticalmente a linguagem, podendo manifestar-se no...
tracking img