Transtornos alimentares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1155 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução:
Hoje em dia muitas pessoas estão apenas se preocupando com a beleza externa e a estética com o corpo e se esquecendo mesmo da saúde. Vale tudo para deixar o corpo lindo, pois quem é que não quer? Pois quando se tem um corpo com massa muscular a pessoa é notada em qualquer lugar que passa, aumentando a autoconfiança e auto estima, enfim muitos desejam isso. Na atualidade um corpinhobonito e sarado esta na concepção de muita gente, tanto homem quanto nas mulheres, afinal a imagem externa há muito tempo é tudo. Existem sim pessoas que se sacrificam para ter um corpo bonito, com horas de academia, dietas e regimes nutricionais, mas nunca se esquecendo da saúde.

O que são esteróides anabolizantes?
Os esteróides anabolizantes ou simplesmente anabolizantes são substânciassintéticas similares aos hormônios sexuais masculinos e que promovem, portanto, um aumento da massa muscular (efeito anabolizante) e o desenvolvimento de caracteres sexuais masculinizantes (efeito androgênico).  
A massa corporal aumenta porque eles aumentam a capacidade do corpo de absorver e sintetizar proteína, além de reter liquido provocando o inchaço dos músculos.
Entre os mais usados, incluem atestosterona, principal hormônio sexual masculino e derivados da testosterona quimicamente alterados, chamados de anabolizantes sintéticos.  
Geralmente, os anabolizantes ou “bombas”, como também são chamados, são administrados via oral em cápsulas ou injetados no músculo.  Muitas vezes, as drogas são usadas em associação de até três tipos diferentes e em doses até 100 vezes maiores que aspreconizadas por tratamento médico.
O número de pessoas que adere ao uso de esteróides anabolizantes para moldar o corpo e ganhar força, resistência e velocidade, vem crescendo no Brasil e em todo o mundo.  O medicamento, apesar de proibido, é oferecido, principalmente, em academias de ginástica, sem qualquer controle.  
Os danos causados por seu uso, entretanto, podem ser graves e irreversíveis. Esse problema já está sendo encarado como uma questão de saúde pública.

A busca por corpos esculpidos à base de medicamentos está levando jovens de aparência saudável a um vício muitas vezes sem volta.  O motivo é o uso dos chamados esteróides anabolizantes.  E não são apenas os atletas em busca de mais força, velocidade, e resistência dos músculos os únicos a usá-lo.  Homens, jovens e mulheresque querem apenas ganhar massa corporal, em pouco tempo, também se deixam seduzir pelos efeitos da droga, para atingir com mais rapidez seus objetivos estéticos.

Os riscos para o corpo:
O uso exagerado dos anabolizantes também pode causar aumento de pressão sanguínea, acne devido à estimulação das glândulas sebáceas, crescimento excessivo do coração, níveis de colesterol ruim, arritmiacardíaca, câimbras, câncer, cansaço, comportamento agressivo, crescimento anormal dos cabelos, esterilidade irreversível, náuseas e vômitos frequentes, insônia.

O que é anorexia?
A anorexia nervosa é um distúrbio alimentar que provoca mais perda de peso nas pessoas do que é considerado saudável para a idade e altura.
Pessoas com este distúrbio podem ter um medo intenso de ganhar peso, mesmo quandoestão abaixo do peso normal. Elas podem abusar de dietas ou exercícios, ou usar outros métodos para perder peso.
Causas:
As causas exatas da anorexia nervosa são desconhecidas. Vários fatores provavelmente estão envolvidos. Os genes e os hormônios podem desempenhar um papel no seu desenvolvimento. Atitudes sociais que promovem tipos de corpos muito magros também podem estar envolvidas.
Não existemais a ideia de que conflitos familiares contribuem para esse ou outros distúrbios alimentares.

O que é bulimia?
A bulimia é uma doença na qual uma pessoa exagera na ingestão de alimentos ou tem episódios regulares em que come em excesso e sente perda de controle. Dessa forma, a pessoa afetada usa vários métodos, como vômitos ou abuso de laxantes, para impedir o ganho de peso.
Causas:
A...
tracking img