Transtornos alimentares

Páginas: 11 (2588 palavras) Publicado: 23 de setembro de 2014
Transtornos Alimentares
1) Quais as principais características da bulimia nervosa e como essa patologia vem responder a um apelo do mundo contemporâneo?
A bulimia nervosa pode ser caracterizada pela grande ingestão de alimentos hipercalóricos de maneira compulsiva, paralelamente há uma sensação de perda de controle, que geralmente acontece às escondidas. Após a crise de hiperfagia há presenteum sentimento de autorrecriminação que leva ao uso de métodos compensatórios inadequados para o controle de peso, como vômitos auto-induzidos (em mais de 90% dos casos), uso de medicamentos (diuréticos, laxantes, inibidores de apetite), dietas e exercícios físicos. Há relatos de ingestão média de três a quatro mil calorias por episódio, mas já foram descritos episódios com uma ingestão de até 20mil calorias
De acordo com o DSM IV (Manual de diagnóstico e estatística dos transtornos mentais – 4ª edição) no que se refere à bulimia nervosa, a compulsão periódica e os comportamentos compensatórios  devem ocorrer em média pelo menos duas a três vezes por semana, por um período mínimo de  três meses. Os indivíduos com bulimia nervosa normalmente avaliam a si mesmos com base na sua forma epeso corporal.
O quadro clínico é composto por episódios recorrentes de compulsão alimentar, sensação de perda de controle da ingestão de alimentos, interrupção da ingestão devido às dores abdominais ou a náuseas e vômitos não induzidos, e a indução de vômitos e a sensação de alivio após a purgação. O humor apresenta-se deprimido e angustiante pós-compulsão, bem como um sentimento de vergonha, e emalguns casos a ingestão de substâncias como barro, ração entre outros. Dentre as complicações devido à doença, estão a hipopotassemia, hipertrofia das parótidas, hérnias, desequilíbrio eletrolítico e gastrites.
A bulimia nervosa atinge 10 vezes mais mulheres do que homens e atualmente acomete 1 a 3% das mulheres jovens, tendo um início por volta dos 18 aos 25 anos, estando presente de forma maiscontundente em países industrializados e classes mais desenvolvidas.
Atendo-se ao ponto de vista psicanalítico ao caso da bulimia dentro do mundo contemporânea, temos uma sociedade que rótula um padrão corporal, bem como exclui os que não se adéquam. O sentimento de vazio trazido por esta exclusão contribui para um aprofundamento do caso bulímico que tenta desesperadamente preencher o vazioatravés do objeto comida, que tem consistência imaginária, para ao final das crises devoradoras, através do vômito evidenciar a inconsistência da comida-substância que não foi capaz de preencher o vazio existente. Tem-se um ideal do corpo magro estabelecido como objetivo a ser alcançado, e como representante de perfeição.
No seminário 11, Lacan associa a pulsão oral às fantasias de devoração:“Venhamos à pulsão oral. O que ela é? Fala-se das fantasias de devoração, se fazer papar. Todo mundo sabe, com efeito, está mesmo aí, confinando com todas as ressonâncias do masoquismo, o termo outrificado, da pulsão oral.” (Lacan, 1964, p.184). Em O estágio do espelho como formador da função do eu. (1949), Lacan apresenta a constituição da imagem corporal como estruturante e fundamental. Trata-se dapassagem do corpo fragmentado à unidade corporal.
Dessa maneira, podemos perceber a bulimia como uma forma de romper com as regras do Outro, na recusa a comer, a sentar-se junto, na devoração de uma quantidade absurda de alimentos, sem discernimento, fora de hora e obedecendo a uma voracidade brutal, promovida pelo mundo contemporâneo e seus padrões sociais atuais.
2) Qual o papel da mídia na nossaforma de alimentar?
A grande maioria das casas brasileiras possui televisão, rádio e internet e somos grandes consumidores da mídia escrita: as revistas e jornais impressos. Cada vez são mais inegáveis as evidências de que a mídia tem efeitos nocivos ao imaginário popular e que ela promove distúrbios da imagem corporal e alimentar. Muitas análises têm mostrado que modelos, atrizes e outros...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Transtornos alimentares
  • transtorno alimentar
  • transtornos alimentares
  • Transtorno Alimentar
  • Transtornos alimentares
  • Transtorno Alimentar
  • Transtornos alimentares
  • Transtornos Alimentares

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!