Transtornos alimentares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2701 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRANSTORNOS ALIMENTARES T.C.C.

 Os Transtornos Alimentares caracterizam-se por severas perturbações no comportamento alimentar. Inclui dois diagnósticos específicos,
Anorexia Nervosa e Bulimia Nervosa.
Uma categoria de Transtorno Alimentar Sem Outra Especificação também é oferecida para a codificação de transtornos que não satisfazem os critérios para um Transtorno Alimentar específico.
Aobesidade simples é incluída na Classificação Internacional de Doenças (CID) como uma condição médica geral, não aparecendo no DSM-IV porque não foi estabelecida uma associação consistente com uma síndrome psicológica ou comportamental. Entretanto, quando existem evidências da participação de fatores psicológicos na etiologia ou curso de determinado caso de obesidade, isto pode ser indicadoanotando-se a presença de Fatores Psicológicos que Afetam a Condição Médica.
Os Transtornos de Alimentação vistos pela primeira vez durante a infância (isto é, Pica, Transtorno de Ruminação e Transtorno de Alimentação da Infância) são incluídos na seção "Transtornos de Alimentação da Primeira Infância". (DSM.IV)
 

Anorexia Nervosa:
Critérios Diagnósticos:

Recusa a manter o peso corporal emum nível igual ou acima do mínimo normal adequado à idade e à altura (por ex., perda de peso levando à manutenção do peso corporal abaixo de 85% do esperado; ou fracasso em ter o ganho de peso esperado durante o período de crescimento, levando a um peso corporal menor que 85% do esperado). (DSM. IV)

Medo intenso de ganhar peso ou de se tornar gordo, mesmo estando com peso abaixo do normal.Perturbação no modo de vivenciar o peso ou a forma do corpo, influência indevida do peso ou da forma do corpo sobre a auto-avaliação, ou negação do baixo peso corporal atual. (DSM. IV)

Nas mulheres pós-menarca, amenorréia, isto é, ausência de pelo menos três ciclos menstruais consecutivos. (Considera-se que uma mulher tem amenorréia se seus períodos ocorrem apenas após a administração dehormônio, por ex., estrógeno.) (DSM. IV)

Especificar tipo:

Tipo Restritivo: durante o episódio atual de Anorexia Nervosa, o indivíduo não se envolveu regularmente em um comportamento de comer compulsivamente ou de purgação (isto é, auto-indução de vômito ou uso indevido de laxantes, diuréticos ou enemas). (DSM. IV)

Tipo Compulsão Periódica/Purgativo: durante o episódio atual de AnorexiaNervosa, o indivíduo envolveu-se regularmente em um comportamento de comer compulsivamente ou de purgação (isto é, auto-indução de vômito ou uso indevido de laxantes, diuréticos ou enemas). (DSM.IV)
 




 Critérios Diagnósticos:
A. Episódios recorrentes de compulsão periódica. Um episódio de compulsão periódica é caracterizado por ambos os seguintes aspectos: (DSM. IV)
(1) ingestão, em umperíodo limitado de tempo (por ex., dentro de um período de 2 horas) de uma quantidade de alimentos definitivamente maior do que a maioria das pessoas consumiria durante um período similar e sob circunstâncias similares. (DSM. IV)
(2) um sentimento de falta de controle sobre o comportamento alimentar durante o episódio (por ex., um sentimento de incapacidade de parar de comer ou de controlar oque ou quanto está comendo). (DSM. IV)
B. Comportamento compensatório inadequado e recorrente, com o fim de prevenir o aumento de peso, como auto-indução de vômito, uso indevido de laxantes, diuréticos, enemas ou outros medicamentos, jejuns ou exercícios excessivos. (DSM. IV)
C. A compulsão periódica e os comportamentos compensatórios inadequados ocorrem, em média, pelo menos duas vezes porsemana, por 3 meses. (DSM IV)
D. A auto-avaliação é indevidamente influenciada pela forma e peso do corpo. (DSM. IV)
E. O distúrbio não ocorre exclusivamente durante episódios de Anorexia Nervosa. (DSM.IV) 
Transtorno Alimentares sem outra especificação:  
Transtornos da alimentação que não satisfazem os critérios para qualquer Transtorno Alimentar específico. Exemplos:

1. Mulheres para as...
tracking img