Transtornos alimentares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1311 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Transtornos Alimentares
Larissa Emanuelle Bianca Natália

Comportamento Alimentar
A conduta alimentar é motivada conscientemente, pelas sensações básicas de fome, sede e saciedade. Essas são geradas, controladas e monitoradas por diversas aeras do organismo: hipotálamo (centro da saciedade) e várias estruturas límbicas e corticais.

Os transtornos alimentares geralmente apresentam as suasprimeiras manifestações na infância e na adolescência. Podemos dividir as alterações do comportamento alimentar em dois grupos: Primeiramente, aqueles transtornos que ocorrem precocemente na infância e que representam alterações da relação da criança com a alimentação. Estas condições parecem não estar associadas a uma preocupação excessiva com o peso e/ou a forma corporal, mas podem interferircom o desenvolvimento infantil. O segundo grupo de transtornos tem o seu aparecimento mais tardio e é constituído pelos transtornos alimentares propriamente ditos: a anorexia nervosa e a bulimia nervosa. De especial interesse para os profissionais envolvidos com o atendimento de crianças e adolescentes são as chamadas síndromes parciais de anorexia e de bulimia nervosa e a categoria diagnósticarecentemente descrita denominada transtorno da compulsão alimentar periódica.

Revista Brasileira de Psiquiatria

Anorexia Nervosa
De acordo com Dalgalarrondo a anorexia nervosa é caracterizada pela perda de peso auto-induzida por abstenção de alimentos que engordam ou por comportamentos como vômitos e ou purgação autoinduzidos, exercício excessivo e o uso de anorexígenos e ou diuréticos. Há ummedo intenso de ficar gorda o que causa uma busca incessante pela magreza.

Do ponto de vista Psicopatológico
É característico deste ponto de vista a distorção de imagem corporal. A paciente apesar de ser extremamente magra, sente-se gorda. O pavor de engordar persiste como ideia permanente, mesmo estando com o peso bem abaixo do normal.

É mais frequente em garotas adolescente e mulheresjovens, cerca de mais de 90% dos casos ocorrem no sexo feminino. A mortalidade é variável e ocorre cerca de 5% dos casos.

Subtipos da anorexia nervosa:
Restritivo: A paciente se torna e permanece anoréxica, pela restrição de alimentos podendo apresentar ou não sintomas obsessivos-compulsivos. Purgativo: Além de evitar ingerir alimentos calóricos, a paciente tem comportamentos ativos de perdade calorias tais como vômitos auto-induzidos, exercícios excessivos e uso de laxantes.

Diagnóstico de acordo com o CID-10
- Peso corporal abaixo de 15% abaixo do esperado; - Perda de peso auto-induzida por abstenção de “alimentos que engordam”; - Distorção da imagem corporal; - Transtorno endócrino generalizado; - Se ocorre antes da puberdade, pode comprometer a sequencia de eventos dapuberdade;

Bulimia Nervosa:
Caracteriza-se por preocupação persistente com comer e um desejo irresistível de comida, sucumbindo a paciente a repetir episódios de hiperfagia (ataques a geladeira). Caracteriza-se ainda por preocupação excessiva com controle de peso corporal levando a paciente a tomar medidas extremas como vômitos, purgação, enemas e diuréticos afim de mitigar os efeitos do aumento depeso pela ingestão de alimentos.

Comer Compulsivo
É um quadro próximo da bulimia,mas se diferencia pela ausência de vômitos e purgações autoinduzidas, por marcantes sentimentos de culpa ou desconforto após haver comido uma quantidade muito exagerada de alimentos em curto período de tempo.

Para identificar tal transtorno
- Técnica do exagero: Quantas vezes por dia você come demais evomita depois? Quatro ou cinco vezes? Oito ou dez vezes? Resposta: Que isso, uma ou duas vezes por dia.

Diagnóstico de acordo com CID-10
- Preocupação persistente com o comer e um desejo irresistível de comida; Nos quais grandes quantidades de alimento são consumidas em curtos períodos de tempo; - Tentativa de neutralizar os efeitos “de engordar” dos alimentos através de vômitos auto-induzidos,...
tracking img