Transtornos alimentares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4682 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO


Os transtornos alimentares são desvios do comportamento alimentar que levam ao emagrecimento extremo (caquexia), obesidade entre outros problemas físicos, psíquicos e incapacitantes. Dentre os principais transtornos alimentares existentes temos a anorexia e a bulimia nervosas, que na busca desenfreada pelo corpo perfeito, muitas pessoas desenvolvem essas doenças.
A anorexia ea bulimia nervosas são transtornos alimentares cujo tratamento clínico requer a intervenção de uma equipe multiprofissional da área de saúde, composta por médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de enfermagem entre outros, que dentro de suas áreas de atuação irão prestar atendimento e fornecer orientações aos pacientes e seus familiares.
Aqui é onde surge a necessidade de elaborar umplano de cuidados e uma observação atenta aos doentes pelos profissionais não somente os de enfermagem, como de toda a equipe multidisciplinar para que, de uma forma organizada e metodológica possam atingir com maior eficácia e eficiência o seu objetivo que é o bem-estar do paciente. Para tal, é necessário conhecer a situação real do mesmo encarando-o como um ser humano na sua totalidade com osseus problemas, a sua patologia, os seus medos... e sobretudo saber como agir para que ele reencontre o equilíbrio e o bem-estar.













2 OBJETIVO GERAL


O presente trabalho teve por objetivo identificar a atuação da equipe de enfermagem na assistência prestada aos portadores de transtornos alimentares, enfatizando que a obtenção de um diagnóstico precoce favorece um melhorprognóstico e tratamento, mencionando os sinais predisponentes e os cuidados de enfermagem.


2.1 OBJETIVO ESPECÍFICO

O presente estudo tem por objetivo realizar revisão de literatura sobre a anorexia e a bulimia nervosas dando-se ênfase ao papel da enfermagem no tratamento destes transtornos alimentares.



















3 METODOLOGIA


A metodologia utilizadapara o desenvolvimento do estudo foi a pesquisa exploratória, qualitativa e descritiva com revisão e pesquisa bibliográfica em livros nacionais, artigos científicos, revistas e dados disponíveis na internet, buscando favorecer a reflexão e sobre da atuação do profissional de enfermagem na assistência aos portadores de TAs. Com a procura por tratamento dos TAs, faz-se necessário uma assistênciaindividualizada, humanizada e mais holística, onde a prevenção, o diagnóstico precoce, a intervenção e o tratamento reduzem as consequências pessoais, econômicas e sociais, e com isso, o maior auxilio para o enfermeiro, a equipe de enfermagem e demais profissionais é a Sistematização da Assistência de Enfermagem.





















4 DESENVOLVIMENTO


A alimentação é umanecessidade humana vital, na qual a comida e o ato de alimentar-se representam elementos de interação humana familiar e social, com conotações simbólicas, que vão além do ato de comer além de fazer parte do nosso dia-a-dia, ocupa grande parte do nosso tempo. Pois, desde que nascemos somos alimentados para que possamos nos desenvolver e manter o equilíbrio, conviver e sobreviver.
A Anorexia e aBulimia são Transtornos Alimentares que envolvem fatores psicológicos, levando a complicações nutricionais de ampla complexidade, que afetam especialmente adolescentes, adultos jovens e um grande número de crianças mais frequentemente do sexo feminino.
Nos últimos anos houve um aumento da incidência desses TAs, relacionado a grande influência sócio cultural da mídia e outros meios de comunicação queestipulam um conceito irreal de beleza que associa a magreza com a atratividade e o sucesso pessoal e profissional, levando a uma busca incontrolável em alcançar este corpo perfeito e encaixar-se neste padrão estético de beleza estipulado pelos veículos de comunicação.
Este quadro representa um desafio para o profissional de saúde, exigindo muita atenção e dedicação perante intervenções e...
tracking img