Transtorno obsessivo compulsivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1430 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ASSIS GURGACZ – FAG
CAMILA INÊS MOTTER

Terapia Cognitivo-Comportamental no
Transtorno Obsessivo Compulsivo

CASCAVEL
2012
CAMILA INÊS MOTTER

Terapia Cognitivo-Comportamental no
Transtorno Obsessivo Compulsivo

Trabalho apresentado para obtenção da avaliação parcial na disciplina de Tópicos Especiais em Psicologia Clínica do curso de Psicologia, Faculdade Assis Gurgacz.Orientadora: Juliane Varaschim.

CASCAVEL
2012
1.0 DISCUSSÃO

Segundo David S. Holmes (2001) Transtorno obsessivo compulsivo envolve obsessões, ou compulsões recorrentes. Uma obsessão é uma idéia, pensamentos, imagem ou impulso persistente que o individuo não consegue tirar da sua mente. Uma vez que eles não estão sob controle voluntário e são amiúde repugnantes para o individuo, diz-seque as obsessões são egodistônicas. Ocasionalmente todos passamos por períodos quando não conseguimos tirar um pensamento ou uma canção da cabeça, embora em geral o conteúdo não seja desagradável, os episódios não duram muito e eles não seriam classificados como obsessões ou anormais. Obsessões e preocupações, ambos envolvem pensamento perseverativo, mas há diferença importante entre eles e lês nãodeveriam ser confundidos. De modo geral, as preocupações são usualmente relacionadas a experiências cotidianas, ocorrem na forma de um pensamento, via de regra não são repugnantes, são vistas como controláveis e não são, em geral, repetidas pelo individuo. Em contraste, as obsessões geralmente giram ao redor de um tópico singular (ex: sujeira ou contaminação,morte,agressão), muitas vezes envolvemimpulsos bem como pensamentos ,são muitas vezes repugnantes, vistas como incontroláveis e repelidas pelo individuo), muitas vezes envolvem impulsos bem como pensamentos ,são muitas vezes repugnantes, vistas como incontroláveis e repelidas pelo individuo.
David S. Holmes (2001) afirma que uma compulsão é um comportamento que é realizado de novo, e de novo, de um modo estereotipado. O comportamentoparece ser destinado a atingir alguma meta (lavar as mãos para evitar germes), mas na realidade é sem sentido e ineficaz ( para começar as mãos não estavam sujas). O individuo percebe a irracionalidade do comportamento e não extrai qualquer prazer particular dele. Conforme ocorre com as obsessões, as compulsões podem prejudicar seriamente o funcionamento, normal. Além de interferir com atividadesnormais, as compulsões podem exercer outros efeitos sérios. Por exemplo, um indivíduo com uma compulsão por lavar as mãos pode lavar as suas mãos ate que a pele tenha sido literalmente esfolada. Comportamentos como comer, beber e jogar quando executados excessivamente são, às vezes, referidos como compulsivos.
A prevalência do TOC ao longo da vida na população geral varia de 2% a 3%, e aprevalência anual é de 1,5%. Os sintomas tem inicio na infância ou na adolescência em um terço a metade dos casos. A distribuição entre os sexos é semelhante, sendo discretamente maior entre as mulheres. Um dos principais fatores associado a etiologia do TOC é a hereditariedade. São propostos três fenótipos possíveis para o TOC: TOC “esporádico”, TOC com historia familiar positiva e TOC associado atiques (GONZALEZ, 1999).

Pensamentos, imagens, idéias, duvidas, impulsos que irrompem na consciência fazem parte da atividade cognitiva normal das pessoas. Em geral são neutros, redundando eventualmente em criatividade e produtividade. Ocorrem como um processo automático, involuntário, provavelmente ligado as preocupações do individuo naquele momento, e são um fenômeno universal. O modelo cognitivopropõem que interpretações distorcidas são as responsáveis pelo fato de determinados pensamentos intrusivos assumirem um significado especial para o individuo, ativando pensamentos automáticos de natureza negativa ou catastrófica e emoções desagradáveis: medo, desconforto, ansiedade e depressão. Em conseqüência dessas interpretações distorcidas, tais pensamentos assumem um significado especial,...
tracking img