Warning: require_once() [function.require-once]: Unable to allocate memory for pool. in /home/brazil/public_html/includes/config.php on line 88

O transtorno obsessivo-compulsivo é marcado por umaambivalência que se estende por todos os aspetos de sua vida. Acarreta sofrimento pessoal e social. O indivíduo reconhece que as obsessões ou compulsões são excessivas e irracionais, mas éatormentado por esmagadora descarga de ansiedade se não obedece aos desígnios da doença.
Na introdução do “Homem dos Ratos”, Freud (1909) diz que a neurose obsessivo-compulsiva não é algo em si fácil deentender – é muito menos fácil do que um caso de histeria. “A linguagem de uma neurose obsessiva, ou seja, os meios pelos quais ela expressa seus pensamentos secretos, presume-se ser apenas um dialeto dalinguagem da histeria" (Freud, 1909, pág. 143).
O termo “obsessivo” etimologicamente deriva dos étimos latinos “ob” (que quer dizer: contra, a despeito de...) mais “stinere” (que significa: uma posiçãoprópria, tal como parece em “des-tino”, luta-se contra si mesmo). A terminologia já mostra a situação de ambigüidade e ambivalência no sujeito obsessivo.
Da mesma forma que acontece com outrasestruturas da personalidade e/ou transtornos psicológicos, também o de natureza obsessiva diz respeito a forma e ao grau como organizam-se os mecanismos defensivos do ego diante de fortes ansiedadessubjacentes. O DSM-IV (manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais) categoriza os transtornos obsessivo-compulsivo em transtornos de ansiedade, pois a ansiedade é o sintoma primário ou a causaprimária de outros sintomas.
Zimerman (1999) lembra que embora a obsessividade possa ser um elemento comum em diversas pessoas diferentes, é indispensável que se faça uma discriminação entre osseguintes estados: traços obsessivos em uma pessoa normal, ou como traços acompanhantes de uma neurose mista, uma psicose, perversão, etc.; caráter marcadamente obsessivo; neurose obsessiva-compulsiva. As... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 04). Transtorno obsessivo compulsivo. TrabalhosFeitos.com. Retirado 04, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Transtorno-Obsessivo-Compulsivo/711564.html

MLA

"Transtorno obsessivo compulsivo" TrabalhosFeitos.com. 04 2013. 2013. 04 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Transtorno-Obsessivo-Compulsivo/711564.html>.

MLA 7

"Transtorno obsessivo compulsivo." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 04 2013. Web. 04 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Transtorno-Obsessivo-Compulsivo/711564.html>.

CHICAGO

"Transtorno obsessivo compulsivo." TrabalhosFeitos.com. 04, 2013. Acessado 04, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Transtorno-Obsessivo-Compulsivo/711564.html.