Transtorno mentais no ambiente de trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1234 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO




1.1 TEMA E PROBLEMA DE PESQUISA


Sabendo que às organizações obtém custos elevados com colaboradores afastados por doenças ocupacionais, devido ao alto estresse e a inúmeros problemas de saúde voltados a empresa. Pode-se, por meio deste estudo, demonstrar que algumas das ações adotadas hoje pelas organizações estão atenuando estas enfermidades e diminuindo custos paraseus setores contábeis relacionados à saúde dos funcionários. Bem como ajudar a potencializar as ações que já são utilizadas e que vem surtindo efeito positivo, adaptando-as sob a ótica da Gestão de Pessoas tornando assim a organização mais organizada e proporcionando um melhor ambiente de trabalho e baixos custos.
Diante do exposto questiona-se: De que forma pode–se evitar os Transtornos Mentaisdentro das empresas, no ano de 2011, que ocasionam afastamentos do trabalho e acarretam maiores custos às organizações.

1.2 OBJETIVOS


A seguir, serão expostos os objetivos, geral e específico, evidenciando a importância de cada um para realização do estudo.



1.2.1 Objetivo Geral


Analisar o comprometimento das organizações diante das várias enfermidades de Transtornos mentaisdos funcionários no ano de 2011, e a influência que esta faz sobre a vida social e particular de seus colaboradores.



1.2.2 Objetivos Específicos


a) Rever a literatura sobre Transtornos mentais no trabalho; Noções do estresse no desempenho e motivação; Custos dos transtornos mentais para as empresas; Fatores relacionados ao trabalho;
b) Apresentar dados e estatísticas de empresasque já aplicaram este estudo;
c) Verificar o grau de comprometimento da empresa diante dos resultados apresentados;
d) Propor um plano de ação visando minimizar os custos investidos pelas empresas no afastamento precoce de seus colaboradores, onde será também proposto trabalhos sociais e psicológicos a seus funcionários;













1.3 JUSTIFICATIVA


Partindo de uma realidademuito próxima, onde existem várias empresas que não buscam a saúde psicológica de seu colaborador e de empresas que julguem de extrema importância que seu funcionário esteja exímio em sua faculdade mental, é bastante claro e o objetivo, que toda e qualquer organização deve zelar pelo seu maior patrimônio (funcionário), que com seus conhecimentos, habilidades e atitudes fazem os numeráriosorganizacionais aumentarem de forma substancial.
Este trabalho tem como intuito, trazer conhecimento para os acadêmicos com maior profundidade na área de estudo, onde a mesma poderá confrontar a teoria com a prática, produzindo ainda mais conhecimento, nesta organização ou em outras que julgar apropriada.
Já a organização terá a oportunidade de conhecer melhor as ações efetuadas neste âmbito,priorizando ainda mais o a saúde mental da sociedade, possibilitando melhor qualidade de ensino, aumentando sua eficácia.
A sociedade se beneficiará, com a organização sendo melhor gerida, trabalhando de forma mais eficiente e eficaz, com foco bem definido.
Para a ciência da contabilidade o trabalho servirá como apoio as pesquisas de outros acadêmicos, enriquecendo as fontes de consulta sobre o temaabordado.
O estudo se justifica, dada a importância de conhecer o significado de Transtornos Mentais do Trabalho, buscando a sua aplicabilidade de forma a gerar resultados que levem a excelência na qualidade de Saúde no Trabalho. A partir da análise, pretende-se sugerir melhorias que ajudem a organização a atingir os seus objetivos de crescimento e melhoria de custos por parte da saúde de seusprofissionais.


















FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A Fundamentação Teórica tem por objetivo apresentar e entender os conceitos relativos a Transtornos Mentais no Ambiente de Trabalho, onde todos os tópicos serão abordados para facilitar a pesquisa e o entendimento. Dentro de cada tópico foram apresentados ainda, os temas centrais para permitir o melhor entendimento de...
tracking img