TRANSTORNO DELIRANTE

419 palavras 2 páginas
Transtornos Delirantes

Características diagnósticas
A característica essencial do Transtorno
Delirante é a presença de um ou mais delírios não-bizarros que persistem pelo período mínimo de 1 mês

Características diagnósticas
Critério Diagnóstico- delírios não bizarros (i.é, envolvendo situações que ocorrem na vida real, tais como ser seguido, envenenado, infectado, amado a distância, traído pelo cônjuge ou parceiro romântico ou ter uma doença) Características diagnósticas
Os delírios são considerados bizarros quando claramente implausíveis, incompreensíveis e não extraídos de experiência comuns da vida (p. ex., a crença de um individuo de que um estranho retirou seus órgãos internos e os substituiu pelos de outra pessoa sem deixar quaisquer cicatrizes ou ferimentos). Os delírios não bizarros envolvem situações que poderiam concebivelmente ocorrer (p. ex., ser seguido, envenenado, infectado, amado à distância ou traído pelo cônjuge ou parceiro romântico.

Tipo erotomaniaco
Quando o tema central do delírio diz respeito a ser amado por outra pessoa.
(p.ex., uma pessoa famosa ou um superior no trabalho) ocasionalmente a pessoa mantém seu delírio em segredo.

Tipo grandioso
O tema central do delírio é a convicção de ter algum grande talento (irreconhecido) ou conhecimento ou de ser o autor de alguma descoberta importante. Ex. Servir de consultor para a
Presidente, ou de ser uma pessoa importante (sendo que nesse caso a pessoa real pode ser uma impostora.
Os delírios grandiosos podem ter um conteúdo religioso. Ex. a pessoa acredita ter uma mensagem especial oferecida por uma divindade.

Tipo ciumento
O tema central do delírio diz respeito a estar sendo traído pelo cônjuge ou parceiro romântico. Ex. confronta o cônjuge e tenta intervir na infidelidade imaginada. Restringe a autonomia do cônjuge ou parceiro, seguindo-o em segredo, investigando o amante imaginário ou agredindo o parceiro.

Tipo Persecutório
O tema central do delírio envolve a crença de estar

Relacionados