Transtorno de personalidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1038 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TRANSTORNOS DE PERSONALIDADE

Os transtornos de personalidade são caracterizados por padrões de interação interpessoal muito desviante das normas, tanto que chega a afetar o individuo em várias áreas de sua vida. Em geral os sintomas são vivenciados pelo individuo como normais (eu- sintônico).

Personalidade - é definida pela totalidade dos traços emocionais e de comportamento de um individuo(caráter). Pode-se dizer que é o “jeito” da pessoa, de como sentir as emoções e o de agir.
Estima-se que 6 a 13% da população em geral sofra com algum tipo de transtorno de personalidade, porém somente um quinto faz tratamento.

Fatores predisponentes

• Fatores evolutivos – eles influenciam ao longo do desenvolvimento, desde o nascimento até a idade longeva, mas atinge em geral quandoainda pequenos, em formação de caráter, onde a convivência com os pais, os quais a criança se espelha.
• Fatores biológicos – ainda não se sabe ao certo, mas estudos mostram algumas evidencias de que a função dopaminérgica possa influenciar neste tipo de transtorno, porém nada é conclusivo.
• Fatores socioculturais – vai depender da cultura em que o individuo esta inserido, mas vez queele passe a conviver com uma cultura diferente da que esta acostumado, pode vir a desenvolver algum tipo de transtorno de personalidade. Fazem parte desses fatores os seguintes critérios:
✓ Ambiente estigmatizado: individuo rotulado, consciente e hesitante, relutante em participar das interações sociais;
✓ Indiferença da sociedade: individuo não possui relacionamentos íntimos;✓ Desconexão pessoal-social: individuo discriminado, com acesso a relacionamentos íntimos negados pela sociedade;
✓ Impotência pessoal: a rejeição da sociedade faz com que o individuo acredite que não tem o poder de controlar sua vida.
Fatores desencadeantes – podem ser resultantes de estressores adicionais. Levando o individuo a sofrer perturbações, que são respondidas deforma muito individual.
Estressores socioculturais – instabilidade familiar pode ser um dos exemplos, pois a ruptura da família pode resultar em isolamento, e com a família fragmentada o individuo pode desenvolver certa dificuldade de relacionar-se com as outras pessoas.
Estressores psicológicos – vão depender de quão alto são os níveis de ansiedade do individuo em relação aos seus relacionamentos.Critérios gerais para diagnostico – o diagnostico de um transtorno de personalidade deve satisfazer os critérios abaixo, juntamente com os critérios específicos de transtorno em consideração.
✓ Comportamento e experiências que se desviam consideravelmente do que a cultura vigente espera. Esse padrão é manifestado em duas (ou mais) áreas seguintes: cognição, afeto, funcionamentointerpessoal, controle do impulso;
✓ O comportamento é inflexível e invasivo, com alcance em ampla gama de situações pessoais e sociais;
✓ O comportamento leva clinicamente a um significante desconforto e prejuízo nas áreas de funcionamento social e ocupacional, ou outra área importante de funcionamento;
✓ O padrão é estável, de longa duração e deve iniciar, pelo menos, na adolescência ou noinicio da fase adulta;
✓ O comportamento não pode ser identificado como manifestação ou conseqüência de outra doença mental;
✓ O comportamento não pode ser identificado como manifestação ou conseqüência de causas fisiológicas como abuso de substancias ou uma condição médica, tal como dano cerebral.

Podem-se citar como transtornos de personalidade os seguintes:
✓ Grupo A:transtorno de personalidade excêntrico ou estranho
• Transtorno de personalidade paranóide – indivíduos desconfiados, que se sentem enganados pelos outros, com duvidas a respeito da lealdade dos outros, interpretando ações ou observações dos outros como ameaçadoras. São rancorosos e percebem ataques a seu caráter ou reputação, muitas vezes ciumentos e com desconfianças infundadas sobre a...
tracking img