TRANSTORNO DE HUMOR

1309 palavras 6 páginas
Introdução

Neste trabalho vamos abordar o tema de transtorno de humor. Engloba se dentro desse tema várias patologias dentre elas estão: depressão, transtorno bipolar, transtorno Ciclotímico, síndrome de borderline, distimia. Apesar dos sintomas serem muito parecidos em todos os casos cada patologia tem a sua diferença. Vamos abordar os sintomas, causas e formas de tratamento de cada uma delas.

Depressão
A depressão se caracteriza por um sentimento de tristeza profunda, associado com sintomas fisiológicos e cognitivos no indivíduo. A CID-10 caracterizam a depressão como um conjunto de sintomas que incluem humor deprimido, uma profunda tristeza e perda de interesse e prazer por atividades anteriormente satisfatórias e diminuição da energia, levando-o à uma importante falta de ânimo e satisfação que interfere muito na vida do indivíduo.
Lembrando que para se confirmar como quadro depressivo o paciente deve apresentar esse conjunto de sintomas por pelo menos duas semanas de acordo com a DSM-IV.

A depressão é uma doença multifatorial, causada por fatores tanto neurobiológicos quanto psicossociais. Dentro do aspecto neurobiológico se dá quando ocorre uma alteração bioquímica cerebral que causa uma diminuição da serotonina no metabolismo esta substância denominada como neurotransmissor é a responsável pelo equilíbrio do humor e da sensação de bem-estar. Já no fator psicossocial as causas podem estar voltadas para uma grande perda, estresse e falta de auto-estima, como por exemplo: a morte de um ente querido, uma separação amorosa, o trabalho. Alguns estudos apontam a causa da depressão também como genética.
Os principais sintomas da depressão são: perda de interesse, humor deprimido, distúrbio no sono, alteração no apetite e no peso, perda de energia, fadiga, retardo ou excesso de agitação, sentimento de culpa e inutilidade, dificuldade de concentração, pensamentos de morte ou intenção suicida.
De acorda com a Organização Mundial de Saúde. A depressão é atualmente

Relacionados