Transtorno de estresse pós-traumático

Páginas: 6 (1316 palavras) Publicado: 1 de novembro de 2011
TRANSTORNO DE ESTRESSE PÓS-TRAUMÁTICO
O transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) é um disturbio psicológico, classificado no grupo dos transtornos de ansiedade, que ocorre como consequência da exposição da pessoa a um evento traumático a que conseguiu sobreviver. A principal característica da TEPT é a recorrência do sofrimento original vivenciado por ocasião do acontecimento, bem como dealterações neurofisiológicas e psíquicas.
Desde a evolução da espécie o homem está sujeito a situações traumáticas, tendo no entanto, aparato fisíco e emocional para lidar com elas, sem que estas lhe deixem marcas. Porém existem limites, a partir dos quais o funcionamento psíquico fica perturbado. Provávelmente isto ocorre quando há fragilidade dos mecanismos de enfretamento, bem como quando umasituação se apresenta com extrema ameaça à integridade física da pessoa.
O transtorno de estresse pós-traumático é um conceito desenvolvido a partir de 1980, nas classificações internacionais (CID- 10 E DSM- IV). No século XIX , diversos psiquíatras e neurologistas já reconheciam os sintomas característicos do atual TEPT, sendo que após a Segunda Guerra Mundial ressurgiu o interesse pelossintomas característicos desta síndrome, onde na época ficou conhecida como "neurose traumática de guerra". Devido a corriqueira violência urbana e a agressão interpessoal, o transtorno de estresse pós-traumático é a 5º categoria de transtornos mentais mais presentes atualmente.
É comum nos dias atuais as pessoas usarem o termo estresse, sendo assim, necessário uma definicação mais precisa deste.Geralmente o conceito de estresse inclui quatro elementos: a) um acontecimento stressante; b) uma modificação do equilíbrio psicológico e fisiológico do organismo deepois do acontecimento; c) um desiquílibrio que se manifesta por um estado de ativação marcado por consequeências neurofisíologicas, cognitivas e emocionais para o indivíduo; d) mudanças que dificultam a adaptação do indivíduo a situaçãogerada pelo acontecimento.
A grande mudança do conceito do transtorno de estresse pós-traumático foi estipular que o agente etiológico é acionado por um acontecimento externo, não sendo decorrente de uma "fragilidade" psiquíca inerente a partir de fantasias da pessoa. Na formulação inicial do DSM-III, um evento traumático foi conceituado como estressor catastrófico fora do alcance da experiênciahabitual humana. Nesta formulação, eventos traumáticos foram considerados como claramente diferentes de estresses dolorosos que ocorrem ao longo da vida, estes estresses comuns são caracterizados como trastornos de ajustameto.
A experiência clínica do diagnóstico de TEPT vem mostrando que enquanto algumas pessoas expostas a eventos traumáticos não desenvolvem o transtorno de estressepós-traumático, outras o desenvolvem por completo. Deste modo é possível constatar que o trauma não é um fenômeno externo, mas sim filtrado através de processos cognitivos e emocionais antes de poder ser avaliada como ameaça externa. Com todos estes dados, concluise-que a cronicidade dos sintomas não é propórcional apenas à dimensão do acontecimento e sim, a visão que a vitíma teve sobre sua capacidade delidar com a situação e de sobreviver a esta, enquanto vevenciava aquele acontecimento.
São necessários 5 indicadores, para diagnosticar o TEPT. O primeiro aspecto é, a real exposição a um vento traumático, no qual a pessoa vivenciou ou testemunhou acontecimento que envolveu morte, ferimento grave ou ameaças fisícas a si ou outros. Suas reações envolveram intenso medo, impotência, desesperança deviver ou terror.
O segundo aspecto é a evocação aflitiva, recorrente e intrusiva da ocorrência do fato traumático. Ocorre a revivescência do fato traumático, incluindo as emoções e sentimentos vividos em tal momento. O indivíduo sente como se estivesse vivendo a tragédia novamente, o que pode levá-lo a agir como se realmente estivesse passando novamente pelo trauma.
Em sobreviventes de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Transtorno do estresse pós~traumático
  • transtorno do estresse pós traumatico
  • transtorno do estresse pós-traumático
  • Transtorno de estresse pos traumatico
  • Tcc
  • Trasntorno de estresse pós traumatico
  • Transtorno de estressa pos traumatico
  • estresse pos traumatico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!