Transtorno de deficit de atenção

Páginas: 9 (2067 palavras) Publicado: 13 de abril de 2011
Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade:

Como trabalhar em sala de aula

Introdução
1.1 – Conhecendo o Transtorno
Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade (TDAH) é um distúrbio apresentado pela criança identificado como uma linguagem corporal diferente e um comportamento inadequado.
Algumas características são: a desatenção, agitação, excesso de atividade, emotividade,impulsividade e baixo limiar de frustração que afetam a integração da criança com todo o seu mundo: em casa, na escola e na comunidade em geral (Goldstein, 1994). É um distúrbio de interação, sendo que seu diagnóstico é difícil e complexo.
Pelo lado científico, o TDAH tem maior probabilidade de desenvolverem-se nos meninos, pois eles representam maiores níveis de atividade, sendo representados emtorno de 90%. No entanto, meninos e meninas podem apresentar problemas iguais como resultados de hiperatividade.
Dois tipos de hiperatividade são encontrados nas crianças;
o Desatenta agitada e não impulsiva
o Desatenta agitada e impulsiva
Uma pesquisa realizada por Goldstein,(1994) conclui-se que aproximadamente 20 a 30% das crianças com TDAH podem ter problemas dedesatenção sem problemas significativos de excesso de atividade ou impulsividade, ainda, tais crianças têm maior probabilidade de desenvolver depressão de ansiedade, de comportamento perturbador e um desempenho escolar mais fraco tendo maior dificuldade de aprendizagem.
O diagnóstico não é feito apenas por um questionário e sim por vários testes e por etapas levando o profissional capacitado a chegar àconclusão se a criança é hiperativa.
Devem-se pesquisar as causas específicas do TDAH podendo ser: hipertireoidismo oxiurose (verminose), apnéia do sono (suspensão de respiração), anemia por falta de ferro, efeitos colaterais de medicamentos e drogas antialérgicas. Lembrando que a maioria das crianças com esse transtorno não apresentam esses problemas .
Para a apresentação de um diagnostico épreciso à coleta e observação de oito tipos de informação, sendo eles:  
•  Histórico - é um relato de desenvolvimento da criança e da própria família, incluindo métodos usados para impor disciplina, sinais precoces de temperamento difícil, lembranças dos pais sobre acontecimentos da vida da criança. Nesta etapa se enquadram principalmente as crianças na faixa etária dos três anos. No entanto éimportante ressaltar que não se pode classificar a criança como hiperativa apenas por esse fator.
•  Inteligência - Goldstein (1994), coloca que inteligência seja o conjunto de aptidões e habilidades que predizem até que ponto um indivíduo pode atuar bem em várias situações(pag.42). Crianças com inteligência abaixo da média ficam provavelmente mais frustradas pelas exigências cada vez maiores impostaspela escola e pela vida. Daí uma maior probabilidade de apresentarem problemas de hiperatividade, como resultado de uma frustração e não de uma dificuldade temperamental.
•  Personalidade e desempenho emocional – uma avaliação completa da hiperatividade precisa conter dados sobre o funcionamento emocional da criança e sua personalidade atual. Algumas crianças hiperativas são conscientes de seuproblema, porém não todas. Nesse caso, a avaliação se utiliza uma série de questionários padronizados que avalia depressão, ansiedade e personalidade. As crianças respondem a tal questionário e suas respostas são comparadas com as de crianças normais, sendo que essa avaliação inclui uma entrevista com a criança.
•  Desempenhos escolares- cerca de 20 a 30% das crianças hiperativas apresentam algumadeficiência em habilidades específicas, que interferem na sua capacidade de aprender, por isso, elas necessitam de uma educação direita e especial. Um dado importante ressaltado pelo autor é de que bem provavelmente tratamentos para a hiperatividade não têm muito efeito sobre aquilo que tais crianças aprendem.
•  Amigos - A avaliação dos amigos e das capacidades sociais da criança é,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TDAH Transtorno de Déficit de Atenção
  • Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade
  • Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade
  • TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE
  • Transtorno do deficit de atenção
  • Transtorno Déficit de Atenção/ Hiperatividade
  • Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade
  • transtorno de deficit de atenção- hipertividade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!