Transtorno da ansiedade no esporte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (677 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS – UFAM
FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA E FISIOTERAPIA - FEFF
DISCIPLINA: PSICOLOGIA DO ESPORTE
ALUNO: ELIAS B. FRANÇA JUNIOR

TRANSTORNO DA ANSIEDADE NO ESPORTE

Manaus– Am
2012

TRANSTORNO DA ANSIEDADE NO ESPORTE

Para Barbanti(1994) apud Fabiani , ansiedade: É um estado emocional de temor, de apreensão, uma sensação de desastre iminente, sem nenhuma explicaçãoracional. Ela denota vários estados emocionais complexos que são causados por fatores internos ou externos e surgem de ameaças reais ou presumidas.
A ansiedade ainda pode ser definida como um sentimentovago de nervosismo e incerteza, um estado emocional desagradável de medo ou apreensão. Pode-se dizer que a ansiedade é uma resposta fisiológica ao momento vivenciado, que seja doloroso ou não, poisambos possuem conexão, a dificuldade vivenciada e a ansiedade de superá-lo. Esses estados são descritos com termos como: apreensão, agitação, paralisia, aborrecimentos. Sendo como principal fator, paraesses estímulos acontecerem, a preocupação. Ela é, num certo sentido, uma resposta de preparação mental para uma ameaça prevista. Mas, esse ensaio mental pode paralisar uma pessoa, fazendo com que nãoconsiga fazer o que precisa ser feito (VOSER, 2003) apud Pelegrin. Este tipo de acontecimento é muito notado, principalmente no futebol, que é um esporte de massa, quando os atletas não rendem o que éesperado por ele, com toda a qualidade técnica e tática que possui, podendo relacionar este acontecimento a altos níveis de ansiedade, pois estão diante de competições importantes e geralmente estãopressionados e são mais exigidos ou se sentem pressionados pela imprensa, torcida, diretoria do clube etc. Sabendo que a ansiedade é revelada de diferentes maneiras por diferentes indivíduos, ela podeser benéfica para uns e maléficas para outros.
Alguns estudos indicam que níveis excessivos de ansiedade tendem a restringir o ‘campo’ da atenção, e o atleta poderá começar a prestar atenção...
tracking img