TRANSTORNO BIPOLAR

Páginas: 7 (1698 palavras) Publicado: 9 de setembro de 2015

DISCIPLINA: Genética Básica
CURSO: Psicologia
PROFESSORA: Betina Schmidt









TÍTULO: O Transtorno Bipolar





Parte escrita do trabalho apresentado à disciplina Genética Básica da Universidade Veiga de Almeida, por Diana Mazzucchelli, Inajá Quelhas, Karina Wehrs, Maria Luiza Ribeiro,Monika Ramos, Thays Mara Fernandes, como requisito para a nota global do trabalho.


Maio, 2015
SUMÁRIO

CONCEITUAÇÃO 3
O TRANSTORNO BIPOLAR (TB) E A GENÉTICA 5
DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO 7
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10





















CONCEITUAÇÃO

Humor é um estado de ânimo cuja intensidade representa o grau de disposição e de bem estar psicológico e emocional de um individuo frente àrealidade. O temperamento é à base do humor, do comportamento e da personalidade.



O termo bipolar expressa os dois polos de humor ou de estados afetivos que se alternam nesse transtorno, deve ser diferenciado do transtorno de humor unipolar, que ocorre geralmente em pessoas de temperamento mais brando, com alterações do humor deprimido, sem fases elevadas, eufórico ou irritável.
O transtorno bipolardo humor é uma enfermidade psiquiátrica crônica, caracterizada pela alternância de episódios de euforia/mania e depressão com intervalos de normalidade, muito influenciado pela genética e hereditariedade e que precisa de tratamento ao longo da vida.
Na euforia o humor fica exaltado, com aumento de energia de forma desproporcional. Na depressiva o individuo sente angustia, ansiedade, falta deenergia, tristeza intensa e profunda.
A base genética do TB é bem estabelecida: 50% dos portadores apresentam pelo menos um familiar afetado, e filhos de portadores apresentam risco aumentado de apresentar a doença, quando comparados com a população geral.
O TB acarreta incapacitação e grave sofrimento para os portadores e suas famílias. Dados da Organização Mundial de Saúde, ainda na década de 1990,evidenciaram que o TB foi a sexta maior causa de incapacitação no mundo. Estimativas indicam que um portador que desenvolve os sintomas da doença aos 20 anos de idade, por exemplo, pode perder 9 anos de vida e 14 anos de produtividade profissional, se não tratado adequadamente.
A mortalidade dos portadores de TB é elevada, e o suicídio é a causa mais freqüente de morte, principalmente entre osjovens. Estima-se que até 50% dos portadores tentem o suicídio ao menos uma vez em suas vidas e 15% efetivamente o cometem. Também doenças clínicas como obesidade, diabetes, e problemas cardiovasculares são mais freqüentes entre portadores de Transtorno Bipolar do que na população geral. A associação com a dependência de álcool e drogas não apenas é comum (41% de dependência de álcool e 12% dedependência de alguma droga ilícita), como agrava o curso e o prognóstico do TB, piora a adesão ao tratamento e aumenta em duas vezes o risco de suicídio.
O início dos sintomas na infância e na adolescência é cada vez mais descrito e, em função de peculiaridades na apresentação clínica, o diagnóstico é difícil. Não raramente as crianças recebem outros diagnósticos, o que retarda a instalação de umtratamento adequado. Isso tem conseqüências devastadoras, pois o comportamento suicida pode ocorrer em 25% dos adolescentes portadores de TB.

















O TRANSTORNO BIPOLAR (TB) E A GENÉTICA

É uma doença geneticamente complexa, cuja manifestação depende da presença de um conjunto de genes que interagem entre si, ou seja, é uma doença poligênica.
Diversos estudos têm sido desenvolvidos paradescobrir a causa do Transtorno Bipolar. Sua manifestação está ligada tanto a fatores genéticos quanto a fatores ambientais. Sendo a genética, a principal causa do transtorno. Hipótese essa, que foi reforçada em estudos de gêmeos e de adoção.
Entre 29 pessoas com Transtorno Bipolar que tinham sido adotadas quando bebês verificou-se que 28% de seus pais biológicos e somente 12% de seus pais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Transtorno Bipolar
  • Transtorno bipolar
  • Transtorno Bipolar
  • Transtorno Bipolar
  • Transtorno bipolar
  • Transtorno Bipolar
  • Transtorno bipolar
  • Transtorno bipolar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!