Transtorno Bipolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1051 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de junho de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Histórico

Desde o século XIX, alienistas europeus já observavam que os transtornos do humor pareciam concentrar-se mais em determinadas famílias. Desde essas observações clínicas, tem-se procurado demonstrar a existência de um componente genético para tais enfermidades, contudo foi apenas nos últimos 30 anos que as pesquisas de genética em psiquiatria passaram a adotar uma metodologia maisrigorosa e confiável, podendo confirmar as observações clínicas iniciais. Nos últimos 30 anos, os pesquisadores seguem a classificação que divide os pacientes com transtornos primários do humor em unipolares e bipolares, caso apresentem episódios de mania com ou sem depressão, ou episódios de depressão com hipomania. Em 1966, Angst e Perris apresentaram, de forma independente, que a agregaçãofamiliar dos transtornos de humor é válida, uma vez que encotraram maior incidência de bipolares em famílias com bipolares.
O Transtorno Bipolar é considerado um transtorno mental com um componente genético significativo.

Divisãos dos Transtornos Bipolares

Os transtornos de humor estão dividos em Transtornos Depressivos (“depressão unipolar”) e Transtornos Bipolares. Os Transtornos Bipolaresenvolvem a presença ou histórico de episódios maníacos, episódios mistos ou eposódios hipomaníacos, geralmante acompanhado pela presença de Episódios Depressivos Maiores. São quatro tipos de transtornos Bipolares: Bipolar 1, Bipolar 2, Ciclotímico e o quarto é para transtornos bipolares que não seguem critérios específicos.
A principal característica do Transtorno Bipolar 1 é a ocorrência de umou mais episódios maníacos ou mistos. Começa em torno de 20 anos para homens e mulheres. É um transtorno recorrente, mais de 90% dos indivíduos que têm episódios apresentaram mais desses no futuro. Os episódios depressivos e maníacos são frequentes no Transtorno Bipolar 1.
Como fator genético, a incidência do transtorno de pais para filhos é de 4% a 24% no Transtorno Bipolar 1, de 1% a 5% noTranstorno Bipolar 2.
O Transtorno Bipolar 1 é diferenciado do Transtorno Bipolar 2 pela presença de um ou mais Episódios Maníacos ou Episódios Mistos.
O Transtorno Bipolar 2 é marcado pela ocorrência de um ou mais Episódios Depressivos Maiores, acompanhados por pelo menos um Episódio Hipomaníaco. O Transtorno Bipolar 2 é mais comum em mulheres do que em homens.
A característica principal doTranstorno Ciclotímico consiste em uma perturbação crônica e fluente do humor, envolvendo numerosos períodos de sintomas hipomaníacos e numerosos períodos de sintomas depressivos.
O Transtorno Bipolar Sem Outra Especificação apresenta alternância muito rápida entre sintomas maníacos e depressivos que não satisfazem os critérios de duração mínima para um Episódio Maníaco ou Depressivo Maior.Também tem Episódios Maníacos recorrentes sem sintomas depressivos.

Causa Biológica

A região com maior númrero de relatos com ligação na doença bipolar é a área subterminal do braço longo do cromossomo X (Xq28). Estudos verificam a ligação entre a deficiência da enzima glicose-6-fosfato desidrogenase com o transtorno bipolar. A norepinefrina é o neurotransmissor mais relevante para otranstorno bipolar e sugere que um baixo nível de norepinefrina leva à depressão e o auto nível de mania.
O transtorno bipolar parece originar-se de oscilações na quantidade dos neurotransmissores liberada pelos neurônios pré-sinápticos ou de oscilações na sensibilidade dos neurônios pós-sinápticos.

Alterações Cerebrais

No transtorno bipolar ocorre uma diminuição da substância cinzenta no córtexpré-frontal subgenual, especificamente das células gliais, ocorre também diminuição da área do lobo temporal. Nos gânglios basais há um aumento do caudado esquerdo e direito em pacientes do sexo másculo. Também apresentam volume cerebelar reduzido, principalmente do vórmix. Há uma hiperintensidade em substáncia branca no cérebro. No transtorno bipolar ocorre a redução no metabolismo do córtex...
tracking img