Transtorno bipolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (470 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
• TRANSTORNO BIPOLAR
O transtorno bipolar do humor, também conhecido como distúrbio bipolar, é uma doença caracterizada por episódios repetidos, ou alternados, de mania e depressão. Uma pessoa comtranstorno bipolar está sujeita a episódios de extrema alegria, euforia e humor excessivamente elevado (mania), e também a episódios de humor muito baixo e desespero (depressão). Entre os episódios, écomum que passe por períodos de normalidade.
Deve-se ter em conta que este distúrbio não consiste apenas de meros "altos e baixos". Altos e baixos são experimentados por praticamente qualquerpessoa, e não constituem um distúrbio. As mudanças de humor do distúrbio bipolar são mais extremas e mais duradouras que aquelas experimentadas pelas demais pessoas. Quando tanto a depressão quanto a maniasão mais leves mas mais duradouras o transtorno passa a ser classificadas como ciclotimia.
CASO CLÍNICO
Cliente G, 44 anos, casada há 20. Professora de inglês (afastada do trabalho), quatrofilhos adolescentes, marido constantemente desempregado.
- Faz tratamento para depressão desde os 20 anos e para alcoolismo não lembra desde quando;
- Fica longos períodos na cama; a empregada cuida dosfilhos que já não suportam mais tal situação;
- Dificuldade de relacionamento conjugal;
- Dificuldade de relacionamento com a mãe;
- Dificuldade para identificar reforçadores;
Os quatro primeirosatendimentos foram realizados no domicilio, pois nada a reforçava a sair do quarto.
Para o quinto atendimento, a terapeuta solicitou que um familiar acompanhasse L. até o consultório. A consulta nãoaconteceu. A paciente faltou ao quinto e ao que seria sexto atendimento, mantendo comportamento de fuga, esquiva.
Na semana seguinte, L. ligou confirmando o atendimento. Na consulta, estava com umótimo aspecto e com roupa de ginástica. Questionada sobre a mudança, relatou que havia períodos em que ficava bem, “muito bem”. Relatou também um fato que a marcou muito no último período em que...
tracking img