Transtorno bipolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (362 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Transtorno Afetivo Bipolar ou, antigamente, Psicose Maníaca Depressiva (PMD), se caracteriza por alterações do humor, com episódios depressivos e maníacos ao longo da vida. É uma doença crônica queacomete cerca de 1,5% das pessoas em todo o mundo.
Normalmente sentimos alegria, tristeza, medo, ousadia, energia, desânimo, eloquência, enfim, em diversos momentos de nossa vida, com maior ou menorintensidade uma grande variedade de sentimentos são experimentados. De modo geral, é normal a pessoa ficar alegre com uma promoção no emprego e com outras situações agradáveis, ou experimentetristeza e sofrimento depois de um rompimento amoroso, com doença ou morte de pessoa querida, etc.
Resumindo, o estado de humor ou ânimo varia frequentemente ao sabor dos acontecimentos de vida e de acordocom a tonalidade afetiva de cada um.
O que diferencia o Transtorno Bipolar da Depressão é que o primeiro apresenta tanto momentos depressivos como momentos maníacos (euforia). Durante a fase deeuforia, a autoestima, o vigor e a energia física aumentam e a pessoa passa a agir em ritmo acelerado, fica inquieta e agitada, a necessidade de sono diminui. Começa a ter sentimentos de grandeza,considera-se especial e se sente como se não tivesse limites. Os planos grandiosos e mirabolantes se multiplicam, as ideias fluem rapidamente e não consegue concluir as ideias, pulando rapidamente para outrosassuntos.
Há perda da inibição social natural durante a euforia e atitudes inadequadas ou extravagantes aparecem, como fazer compras desenfreadamente ou vestir-se de forma exuberante. Algumaspessoas podem ficar agressivas e algumas outras chegam a ter alucinações e delírios.
É evidente que o transtorno pode apresentar diferentes gradações, nem sempre sendo um transtorno francamente psicótico.De forma mais branda, a mania é substituída pela hipomania, onde observa-se mudança no humor habitual para euforia ou irritabilidade, reconhecida pelas pessoas mais íntimas do paciente.
Há também...
tracking img