Transt

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4800 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRANSTORNOS DE CONTUDA 12-22 ANOS
Para W. Stanley Hall (1844-1924) a adolescência é um período em que se manifestam os traços mais desenvolvidos e essencialmente humanos, compreendendo dos 12 ou 13 anos até os 22 ou 24 anos, sendo um período decisivo no qual a pessoa atinge a autonomia psicológica e insere-se no mundo social sem a mediação da família.
A família é o centro da vida doadolescente, embora ele comece a desprender-se dela, tentando tornar-se independente dos pais, são frequentes os atos de rebeldia contra eles e demais pessoas que representem autoridade. As características psicológicas de rebeldia e inconformismo tornam o adolescente um fácil depositário desses fenômenos patológicos de organização social.
O grupo e a cultura nos quais o adolescente está inserido são úteispor compreenderem suas próprias normas, estas o orientarão e lhe oferecerão sentimentos suficientes de pertença para desligar-se dos familiares, auxiliando, portanto, na fase de afirmação da identidade e afirmando identificações com pessoas e grupos (religiosos ou políticos com determinada classe social, com suas normas e costumes.
Esquizofrenia
A esquizofrenia é um transtorno psiquiátricograve que afeta aproximadamente 1% da população mundial. Surge, normalmente, no final da adolescência ou nos primeiros anos da vida adulta e costuma ter um curso episódico, interrompido por exacerbações dos sintomas, que requerem hospitalizações breves no decorrer de toda a vida. Os sintomas podem ser positivos ou negativos, sendo que os primeiros referem-se às cognições, experiências sensoriais ecomportamentos presentes nos pacientes, mas que normalmente estão ausentes nas pessoas sem o transtorno; enquanto os negativos referem-se à ausência ou diminuição das cognições, emoções ou comportamentos que normalmente estão presentes nas pessoas sem o transtorno (diminuição de expressividade facial, por exemplo).
A depressão e as ideias suicidas são sintomas frequentes da esquizofrenia eaproximadamente 10% concluem suas ideias. São frequentes também os problemas por ansiedade consequentes, na maioria das vezes, das alucinações ou as ideias delirantes paranoides. É encontrado com facilidade deficiência cognitiva em áreas como a atenção, a memória e o pensamento abstrato, e a deterioração no funcionamento social, com problemas em estabelecer e manter relações interpessoais, a incapacidadede trabalhar e dificuldades nas habilidades do cuidado de si mesmo, como o arrumar-se e fazer a higiene pessoal.
Acredita-se que ocorra vulnerabilidade biológica, sendo uma combinação de influências genéticas e ambientais precoces, o estresse socioambiental, também resulta em grande impacto para o individuo, interferindo no curso e nas consequências quanto as habilidades de enfrentamento, estasmediam os efeitos negativos do estresse sobre a vulnerabilidade biológica.
O abuso do álcool e das drogas, assim como o estresse, agrava a vulnerabilidade biológica, ressurgindo os sintomas, consequentemente aumentando o risco de recaídas (ao contrário do que ocorre com a adequada medicação antipsicótica). Logo é de fundamental importância o treinamento em habilidades sociais, terapia familiarcomportamental, treinamento em habilidades de enfrentamento integrado para os transtornos por consumo de substâncias psicoativas, sem esquecer o contínuo tratamento farmacológico. No caso do uso de substâncias psicoativas a intervenção precisa guiar-se entendendo que a recuperação progride a cada série de etapas, sendo o objetivo ajudar o paciente a passar para a etapa seguinte, ajudando-o aevitar as crises e estabelecendo a relação terapêutica.
Após a relação estabelecida o objetivo é persuadir o paciente de que abusar de substâncias psicoativas constitui um problema e trabalhar para reduzir esse abuso, buscando compreender as percepções do sujeito, lidar com a resistência e explorar os objetivos pessoais a longo prazo desempenham um importante papel para ajudar os pacientes a...
tracking img