Transportes e seguro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3159 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE TRANSPORTES E SEGUROS
"ESTUDO DE TRÁFEGO DOS TRANSPORTES"
 
 
 
 
 
 
 
 
 
VLADIMIR FARIAS DOS SANTOS RA715013
 
 
 
Introdução ao Estudo do Transporte
 
Atualmente, temos todos os meios de transporte possíveis, quais sejam, o rodoviário e ferroviário, que formam o complexo terrestre; o marítimo, fluvial e lacustre, que são o complexo aquaviário e o aéreo.
Otransporte aéreo, modal relativamente novo que tomou impulso após a II Guerra Mundial, oferece escalas para todo o mundo, diretamente ou pela via do transbordo, e embora sua capacidade de carga seja relativamente pequena em cada aeronave, já oferece um espaço bastante significativo, considerando o conjunto de aeronaves existentes.
A quantidade de vôos executados hoje, em todo o mundo, permite quepraticamente qualquer produto, perecível ou não, possa ser transportado. Algumas vezes, o seu inconveniente são as tarifas bem mais altas que as dos demais meios de transporte. Mas, para determinados produtos e destinos, o transporte aéreo é o único meio possível.
A expectativa é que os custos de fretes aéreos sejam reduzidos, através do contínuo desenvolvimento tecnológico e da construção de grandesaeronaves, que possibilitem que produtos, agora considerados inviáveis neste modal, possam, então, ser transportados.
O meio de transporte mais utilizado no momento é o marítimo, sendo que os navios cargueiros apresentam-se em várias formas, como os convencionais de carga geral, carga frigorífica, graneleiro, tanque, mínero/petroleiro, lash, roll-on roll-off, mistos, porta-containers, entreoutros.
No início, os embarques e desembarques das mercadorias eram realizados individualmente, por unidade, e demoravam muito para serem concluídos, levando os navios permanecerem muito tempo nos portos, com custos elevados para os armadores e comerciantes, permitindo poucas viagens anuais para cada navio.
O avanço no embarque de cargas deu-se com a criação do conceito de carga unitizada,primeiramente, de forma mais rudimentar, através de amarrados, tambores, redes etc. e, posteriormente, através da criação de pallets, pré-lingadas e, principalmente, pela criação do container, a grande vedete da unitização.
No começo, a conteinerização teve seus problemas, visto que estas grandes caixas não eram padronizadas e cada armador, negociante ou construtor tinha as suas próprias unidades, detamanhos completamente diferentes. Além disso, havia a falta de estrutura dos portos, que não possuíam equipamentos adequados para o seu manuseio.
Com o decorrer do tempo, o problema do tamanho foi resolvido e hoje, através da ISO (International Organization for Standardization), os containers são padronizados e utilizados mundialmente, sendo que os portos também estão, em menor ou maior grau,equipados para sua movimentação.
Esta padronização permitiu a construção de navios porta-containers exclusivos ou em conjunto com outros tipos de carga (mistos), que podem receber e entregar cargas em qualquer parte do mundo, sendo que estes containers podem ser colocados em qualquer navio do gênero, já que suas medidas de comprimento, largura e altura são padronizadas.
Hoje são comuns os navios para3.000/4.000 TEU (twenty feet equivalent unit - container de/ou equivalente a 20 pés de comprimento), estando também em operação navios para cerca de 6.000 TEU, sendo que já se projetam maiores para o futuro.
Atualmente, a maioria dos navios em construção no mundo é composta de porta-containers, sendo que os navios de carga geral, tendem a desaparecer, permanecendo nos tráfegos apenas osporta-containers e os navios especializados nas diversas cargas existentes, isto é, petroleiros, roll-on roll-off, graneleiros etc.
TIPOS DE MODAIS: AQUAVIÁRIO, TERRESTRE E AÉREO
Aquaviário: Marítimo Fluvial e Lacustre
Marítimo
O transporte marítimo é aquele realizado por navios em oceanos e mares.
Pode ser utilizado para todo tipo de carga e para qualquer porto do globo, sendo o único meio de...
tracking img