Transportes na região sudeste

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (380 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRANSPORTES
Para dar vazão à sua produção, a região Sudeste precisa dispor de bons meios de transporte e de comunicação.

Com o desenvolvimento da cultura do café, um dos setores que recebeugrande impulso foi o do transporte ferroviário, para ligar as áreas produtoras aos pontos de embarque para a exportação do produto.

A partir da década de 50, com o ingresso das empresasautomobilísticas estrangeiras no Brasil o transporte ferroviário entrou em decadência. Hoje, o país tem praticamente a mesma quilometragem que possuía em 1930, ou seja, cerca de 30 mil km de ferrovias em todo oterritório nacional.


O sistema rodoviário do Sudeste
O Sudeste possui um avançado e extenso sistema rodoviário,

A mais importante estrada de rodagem é a via Dutra, considerada o maior eixorodoviário brasileiro. Numa extensão de pouco mais de 400 km, liga as duas grandes metrópoles do país: São Paulo e Rio de Janeiro.

Outras importantes estradas de rodagem interestaduais situadas nessaregião são: a Rio-Belo Horizonte-Brasília (BR-040); a Rio-Bahia (BR-101); a São Paulo-Brasília (BR-050); a Régis Bittencourt, que liga São Paulo a Curitiba; a Fernão Dias, que liga São Paulo a BeloHorizonte; e o trecho da Transbrasiliana (BR-153), que cruza no sentido norte-sul o oeste do estado de São Paulo e o triângulo Mineiro.


O setor portuário do Sudeste
Os portos mais antigos emovimentados do Brasil são o de Santos e o do Rio de Janeiro (primeiro e segundo colocados em valores de cargas exportadas no país, em 1992). O terceiro porto brasileiro em valores de cargas exportadas(1992) foi o de Vitória, no Espírito Santo.

Outros portos que escoam parte da produção do Sudeste são: o porto de São Sebastião (São Paulo), que é também um terminal petrolífero; o de Angra dosReis (Rio de Janeiro); e o de Tubarão (Espírito Santo), responsável pelo escoamento de boa parte do minério de ferro exportado pelo Brasil.


O transporte aéreo
São Paulo possui dois importantes...
tracking img