TRANSPORTES DE PRODUTOS PERIGOSOS E SUA AMEAÇA AO MEIO HÍDRICO

999 palavras 4 páginas
Produtos Perigosos

De acordo com o Ministério dos Transportes, portaria nº 291, de 31/05/88: “os produtos perigosos são as substâncias que possam causar danos à saúde do homem e/ou ao meio ambiente” (MT, 2006).
A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental de São Paulo – CETESB considera como produto perigoso: “toda e qualquer substância que, dada as suas características físicas e químicas, possa oferecer, quando em transporte, riscos à saúde, à propriedade e/ou ao meio ambiente” (CETESB, 2006).
A Secretaria Nacional de Defesa Civil – SINDEC define os produtos perigosos, como: “produto cujo manuseio e tráfego apresentam risco à vida, ao meio ambiente e ao patrimônio individual ou público” (CASTRO, 2002).
Numa visão mais ampla, produtos perigosos podem ser definidos como produtos que, devido as suas características físico-químicas, apresentam um potencial de risco ao homem, ao meio ambiente e ao patrimônio, principalmente, se tratados, embalados ou transportados inadequadamente, ou ainda, manipulados por pessoas despreparadas.

Principais Riscos dos Produtos Perigosos

A ONU identificou algumas propriedades físico-químicas possibilitando, desta forma, classificar um determinado produto como perigoso: temperatura, pressão, toxidade, corrosividade, radioatividade, inflamabilidade, potencial de oxidação, explosividade, reação espontânea, polimerização, decomposição, infectantes, entre outras.

Principais riscos derivados dos produtos perigosos são:
 Riscos Biológicos
 Riscos da Radiação
 Riscos Químicos
 Riscos Térmicos
 Riscos Tóxicos
 Riscos da Corrosão
 Riscos Devidos às Reações Químicas
 Riscos de Asfixia
 Riscos Criogênicos

Classificação de Risco

A Organização das Nações Unidas (ONU), preocupada com o crescente número de acidentes envolvendo PP e a necessidade de uma padronização dos mesmos, atribuiu a cada um deles um número composto de quatro algarismos, conhecido como “número da ONU”. Atualmente os produtos perigosos

Relacionados

  • Plano de emergencia ambiental posto de combustivel
    17146 palavras | 69 páginas