Transporte público na china

Páginas: 6 (1445 palavras) Publicado: 16 de outubro de 2011
O Transporte Público na China

Com a necessidade de se adquirir experiência sobre o transporte público, a UITP América Latina juntamente com o apoio da ANTP, realizou uma visita técnica as cidades de Beijing, Shanghai e Zhengzhou, com objetivo de estudar o transporte público e verificar como as autoridades chinesas estão enfrentando o crescimento da demanda de viagens de sua população.
Parase verificar as possibilidades alavancadas pela visita técnica há que se levar em consideração as profundas diferenças entre os dois países e suas economias, onde a trajetória da economia chinesa está profundamente relacionada aos movimentos políticos de seus dirigentes, em um país que vive sob um regime centralizado num partido único e em uma sociedade sob controle rígido de acesso a informaçãoe a mecanismos de participação, fator que difere dos que conhecemos em nossa sociedade, já que vivemos em uma sociedade democrática, com livre acesso a informação. Porém, as profundas diferenças entre os dois países e suas economias podem contribuir para contextualizar as experiências visitadas, permitindo extrair delas ensinamentos que podem ser utilizados entre nós.

Abaixo, uma figura daregião da China ode se tem a maior concentração do PIB e as maiores e mais industrializadas cidades chinesa, denominada região do Delta do Yangtzé.

[pic]

Sabemos que a mobilidade urbana é vetor de desenvolvimento econômico, porém tem que se considerar o modelo, padrão de concentração ou dispersão da população, e organização das cadeias produtivas e a sua distribuição no território, fenômenosque são ao mesmo tempo causa e efeito do movimento de pessoas, serviços e mercadorias. Assim, correlaciona-se o fator do desenvolvimento e o de urbanização, onde grande parte dos resultados percebidos no processo mais recente de urbanização da China se deve a alguns fatores próprios do modelo de gestão e controle exercido pelo governo sobre a população, pois o Estado atua como único agenteimobiliário e incorporador, o que lhe permite uma grande efetividade quando se trata de controlar os fluxos populacionais internos, onde primeiro se implanta a infra-estrutura de trabalho, moradia, serviços públicos e sociais e depois a população se instala, percebe-se que, este fator se diferencia do processo de migração rápida ocorridas nas cidades brasileiras trazendo grandes contingentes depessoas para as cidades, que só tiveram redução na curva de crescimento populacional após o crescimento da população urbana que na maioria das vezes já estava vivendo em condições precárias e informais.
A industrialização recente da China vem gerando um significativo processo de concentração da população em grandes complexos urbanos, fato que se soma a ampliação de renda da população, fatoresimpulsionadores do crescimento das viagens, como resultado destes fatores vem ocorrendo um processo ininterrupto de crescimento da taxa de motorização individual, com expansão do mercado chines de automóveis desde 1999, o que produz efeitos direto no aumento de congestionamentos e da poluição atmosférica. O uso de bicicletas também está em declínio. Constata-se que, tal processo exige das autoridadeschinesas preocupação constante com os impactos do uso de automóveis e requerem que aliadas as políticas de transporte público sejam adotadas medidas para melhorar as condições ambientais.
Os congestionamentos e o agravamento das condições ambientais são os principais argumentos das autoridades locais para justificar os investimentos para a ampliação da oferta de transporte público nas principaiscidades chinesas. Beijing, a capital tem planos de expansão para as linhas do metrô e conta com 641 linhas de ônibus que transportam 4,2 milhões de passageiros/dia, a cidade utilizou a realização dos Jogos Olímpicos de 2008 para impulsionar o crescimento de sua rede pública, adotando-a como meio de ligação entre os diversos espaços de realização dos jogos espalhados pela cidade. A exemplo de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Transportes públicos
  • transporte publico
  • transporte publico
  • Transporte Público
  • transporte publico
  • Transporte Público
  • Transporte Público
  • TRANSPORTE PÚBLICO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!