Transporte nos vertebrados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (516 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Transporte nos Vertebrados
Sistemas circulatórios abertos e fechados:
Aberto – parte do trajecto faz-se no interior de vasos e outra parte em bolsas ou lacunas existentes entre os tecidos (menoseficiente porque o sangue fluí mais lentamente).

Fechado – o fluido circula apenas no interior de vasos (mais eficiente pois o sangue fluí mais rapidamente).

Transporte nos Vertebrados

OsVertebrados possuem um sistema circulatório fechado que integra um coração capaz de impulsionar o sangue para todas as partes do corpo. O sangue sai do coração por vasos de grande calibre, as artérias, quese vão ramificando em vasos menores, as arteríolas, que se dividem em vasos de pequeno diâmetro, os capilares. É ao nível dos capilares que ocorrem as trocas de matérias com o liquido intersticialdos diferentes tecidos. Os capilares voltam a reunir-se em vasos de maior calibre, as vénulas, que, confluindo, originam vasos de grande diâmetro, as veias, que garantem o retorno do sangue ao coração.Tipos de circulação
Circulação simples:

O sangue efetua um único trajeto, passando uma vez pelo coração sob a forma de sangue venoso.
Nesta circulação o coração tem duascavidades, uma aurícula e um ventrículo. A aurícula recebe o sangue venoso proveniente de todo o organismo e envia-o para o ventrículo, o ventrículo impulsiona o sangue para as brânquias, onde ocorrem astrocas gasosas, e depois finalmente dos capilares branquiais os sangues segue para os órgãos e tecidos.
A chegada de nutrientes e oxigénio às células e a remoção de resíduos é pouco eficiente, umavez que o sangue flui com baixa velocidade e pressão para as células dos tecidos e órgãos.

Exemplo: Peixe


Circulação dupla:
Nesta circulação o sangue percorre dois trajetos distintos:-A pequena circulação ou circulação pulmonar – onde o sangue sai do ventrículo único ou do ventrículo direito para a artéria pulmonar, que se ramifica para os órgãos onde é oxigenado, regressando à...
tracking img