Transporte nos animais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2161 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O transporte nos animais*

A existência de sistemas de transporte nos animais permite a chegada rápida de substancias às células e a remoção eficiente dos produtos resultantes do seu metabolismo. Este transporte realiza-se de forma evolutiva e é constituídos por: um fluido circulante (que garante o transporte dos nutrientes, as trocas gasosas e o transporte de resíduos: ex. Sangue), um órgãopropulsor (que impulsiona o fluido circulante: ex. Coração), um sistema de vasos (artérias, veias, capilares) ou de lacunas – ou seja uma rede de canais de comunicação que permitem o contacto do fluido circulante com o liquido intersticial de todas as células.
Os animais necessitam de efectuar trocas com o meio exterior , nomeadamente, de receber oxigénio e nutrientes e eliminar dióxido decarbono e outros materiais decorrentes do processo metabólico. Assim, em todos os animais, as células estão rodeadas por um fluido intersticial, com o qual estabelecem as trocas de materiais (obtém nutrientes e oxigénio e libertam dióxido de carbono e produtos azotados).

Assim, o sistema de transporte deverá:
· garantir a rápida chegada de nutrientes e oxigénio às células e eliminar dióxido decarbono e outros produtos resultantes do metabolismo;
· assegurar a distribuição de calor metabólico no organismo, a defesa do organismo contra substâncias estranhas e o transporte de hormonal.

2.1Sistemas de transporte

À medida que os animais se tornam mais complexos, os seus sistemas de transporte tornam-se mais especializados. Os animais mais simples como a hidra não têm sistema detransporte especializado (não detém nenhum sistema de transporte diferenciado), o intercâmbio de substancias entre o meio externo e as células dá-se por difusão simples uma vez que como são muito pequenos e simples todas as suas células estão relativamente próximas umas das outras e da superfície corporal ; nos animais de maior complexidade existem dois tipos de transporte: o sistemas de transporteaberto e o sistema de transporte fechado.
Sistema de transporte aberto - Tipo de sistema em que os líquidos circulatórios não se encontram sempre dentro de vasos ou órgãos. O sangue abandona os vasos sanguíneos e passa para lacunas (espaços), fluindo directamente para as células. O sangue flui mais lentamente que num sistema circulatório fechado e, portanto, é menos eficiente este tipo desistema. Neste tipo de sistema não há distinção entre o sangue e o fluido intersticial uma vez que eles se misturam, chamando assim ao liquido circulante por hemolinfa. - e o sistema comum ao invertebrados (como moluscos e insectos).
Sistema de transporte fechado - É um sistema circulatório característico de todos os Vertebrados (como as minhocas, lulas, polvos, anelídeos... ) em que o líquidocirculante se encontra sempre dentro de vasos ou órgãos. Neste tipo de sistema o sangue mantém-se distinto do fluido intersticial. O sistema circulatório fechado é mais eficiente, pois o sangue flui mais rapidamente que num sistema circulatório aberto onde os movimentos são lentos com baixa taxa metabólica.
Sangue + fluido intersticial constituem o meio interno dos animais

2.2Sistemas detransporte fechados – aspectos comparativos nos vertebrados

Os vertebrados ( peixes, anfíbios, mamíferos, aves e repteis) possuem um sistema de transporte fechado, também designado sistema cardiovascular, sendo o sangue impulsionado pelo coração através de um sistema contínuo de vasos sanguíneos. O sangue saí do coração por vasos de grande calibre e parede espessa e elástica – artérias – que se vãoramificando em vasos menores as arteríolas, que se dividem em vasos de pequeno diâmetro com uma parede muito fina constituída apenas por uma única camada de células onde se dão as trocas gasosas com o liquido intersticial– os capilares. Os capilares voltam-se a reunir em vasos de maior calibre – as venulas – que se reunir originando vasos de grande diâmetro mas com paredes flácidas e menos espessas...
tracking img