Transporte manual de cargas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2187 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

O transporte manual de cargas por ser uma das formas de trabalho mais antigas e comuns, envolve partes ou todo o corpo, e mesmo que a carga a movimentar não seja muito pesada ou volumosa, a baixa eficiência do sistema muscular humano torna este trabalho pesado, provocando rapidamente fadiga com conseqüências gravosas, nomeadamente aumentando o risco de ocorrência de acidentes detrabalho ou de incidência de doenças profissionais.
Abordaremos em nosso trabalho as formas corretas de se fazerem os transportes manuais, bem como a armazenagem, movimentação e manuseio dos materiais, tendo como embasamento teórico a Norma Regulamentadora 11 - Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais a qual estabelece os requisitos de segurança a serem observados nos locaisde trabalho, no que se refere ao transporte, à movimentação, à armazenagem e ao manuseio de materiais, tanto de forma mecânica quanto manual, objetivando a prevenção de infortúnios laborais. A fundamentação legal, ordinária e específica, que dá embasamento jurídico à existência desta NR, são os artigos 182 e 183 da CLT (Consolidação das leis do trabalho) e Norma Regulamentadora 17 – Ergonomia,que visa a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.

2. TRANSPORTE MANUAL DE CARGAS

3.1 Definição

De acordo com a NR 17 - Transporte manual de cargas designa todo transporte no qual o peso da carga é suportadointeiramente por um só trabalhador, compreendendo o levantamento e a deposição da carga.
A Análise Ergonômica de que trata a Norma, diz respeito a 4 frentes:
* Levantamento, transporte e descarga individual de materiais;
* Mobiliário do posto de trabalho;
* Condições ambientais de trabalho; e
* Organização do trabalho.

3.2 Recomendações gerais para o transporte manual decargas

* Evitar manejo de cargas não adequadas ao biotipo, à forma, tamanho e posição;
* Usar técnica adequada em função do tipo de carga;
* Procurar não se curvar; a coluna deve servir como suporte;
* Quando estiver com o peso, evite rir, espirrar ou tossir;
* Evitar movimentos de torção em torno do corpo;
* Manter a carga na posição mais próxima do eixo vertical docorpo;
* Procurar distribuir simetricamente a carga;
* Transportar a carga na posição ereta;
* Movimentar cargas por rolamento, sempre que possível;
* Posicionar os braços junto ao corpo;
* Usar sempre o peso do corpo, de forma a favorecer o manejo da carga;


2.3 Limites Humanos

Via de regra, devemos estar atentos aos limites humanos quando se estáexecutando qualquer trabalho, em especial aqueles que exigem mais esforço do que o normal. Esses limites podem ser classificados em três áreas:
* Físico;
* Fisiológico; e
* Mental e emocional.

2.3.1 Limites Físicos
Os limites físicos são aqueles ditados pelas características do indivíduo: sexo, altura, peso e biotipo. Caso uma dada tarefa exija que você ultrapasse esseslimites, então, você precisa de ajuda. Essa ajuda pode ser uma escada, uma chave de fenda, uma carreta ou algo que aumente a sua capacidade física de realizar o trabalho. Não se angustie desnecessariamente e nem exceda os seus limites.

2.3.2 Limites Fisiológicos
Os limites fisiológicos são aqueles que se relacionam a: tônus muscular, aptidão física, descanso, efeitos de drogas, boa saúde enutrição. Esses limites podem variar de dia para dia e de estação do ano para estação. Assim, a doença, a fadiga e a fome, p.ex., afetam os nossos limites durante uma rotina de trabalho. Devemos dar atenção aos sinais de aviso emitidos pelo próprio corpo e que podem, geralmente, preveni-lo da ultrapassagem dos seus limites fisiológicos.

2.3.4 Limites Mentais e Emocionais
Os limites...
tracking img