Transporte hidroviario no amazonas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2619 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Transporte Hidroviário no Estado do Amazonas

Objetivo:

Demonstrar como é realizado o transporte de pescado do município de Manacapuru para a capital.

Sumario:

1. Introdução

2. Características do transporte hidroviário

1. Vantagens

2. Desvantagens

3. Características do município

3.1 Infra Estrutura

4. Setor de Pesca doMunicípio

5. Origem do pescado

6. Embarcações de pesca

7. Porto de desembarque e armazenagem

7.1. Comercialização do Pescado

8. Terminal pesqueiro

9. Conclusão

1. Introdução:

O estado do Amazonas é a região mais extensa do Norte, com uma área de 1.570.745.680Km² e grande parte dela é ocupada por reservas florestais e outra é representadapela água, tendo como principais via de acesso os transportes fluvial e aéreo. É composto por sessenta e dois municípios dispersos ao longo da calha dos rios, por isso suas estradas são considerados os rios, na qual 92% da população utilizam as embarcações para deslocamento.

Por força das características geográficas, as hidrovias dos rios são utilizados para abastecimento e desenvolvimento dosprincipais núcleos econômicos. O Amazonas tem suas atividades econômicas primarias mais importantes na silvicultura, no extrativismo, na agricultura, na pecuária e na avicultura.

A Amazônia possui uma rede hidroviária da ordem de 24 mil km pouco utilizada, tem muitos produtos regionais comercializáveis que são considerados produtos exóticos no mercado internacional, mas que chegam à mesa doconsumidor por preços muito acima do esporado ou em quantidade insuficiente, muitas vezes pelos altos custos dos transportes e que são submetidos (avião ou rodovias) Portugal e Freitas, 2006.

A pesca é uma das atividades mais tradicionais e importantes. Estima-se que tenha cerca de 120 mil pescadores entre profissionais, ribeiros e aquicultores que fazem da pesca sua principal fonte de renda,porém muitos destes pescadores necessitam sair de seus municípios de origem para fazer à comercialização do pescado na cidade de Manaus, fazendo com que esta atividade seja de suma importância para a economia do estado.objetivo

2. Características do transporte Hidroviário

O transporte hidroviário tem sido usado desde a antiguidade e consiste no transporte de mercadorias os passageirospor barcos, navios ou balsas.

Já foi muito utilizado para o transporte de passageiros, porém a evolução tecnológica acarretou na perca de espaço para o transporte mais confortáveis e que obtivessem mais velocidade.

Em função da carência das rodovias e abundancia de rios navegáveis, o transporte hidroviário na bacia Amazônica reveste-se de grande importância econômica e social sobre os maisdiversos aspectos, desde o de subsistência, como o transporte de cargas e passageiros, até o de maior vulto, isto é, de cabotagem ou de longo curso, onde são utilizadas grandes embarcações e portos.

Para Portugal (2006) na região Amazônica, no tocante ao transporte de cargas, destacam-se os pequenos volumes, que atende as necessidades das populações ribeirinhas.

De acordo com a AHIMOC(Administração das Hidrovias da Amazônia Ocidental) a bacia Amazônica composta pelos rios: Negro, Solimões, Amazonas, Juruá, Madeira, Purus e outros, bem como seus afluentes, possui cerca de 23 mil Km de extensão, com 16 mil Km de suas vias navegáveis. Dentre todas as hidrovias do norte, somente o Rio Madeira possui sinalização e balizamento.

[pic]

Figura: 01. Bacia Amazônia
Fonte:wikimagens/Google.

1. Vantagens

Dentre suas vantagens podemos citar sua capacidade no transporte de volumes, pois dentre os tipos de transporte é um dos que tem maior capacidade de armazenamento. É também um dos que tem o menor custo, não necessitando de muitos investimentos em infraestrutura.

Outra de suas vantagens e talvez a mais importante, dependendo do ponto de vista é o seu...
tracking img